Alerta

Incêndios florestais já deixam rastros de destruição na Califórnia

Mais de 20 mil pessoas precisaram sair de suas casas; incêndio já fez pelo menos 10 vítimas fatais 

Da redação, com ANSA

Uma série de incêndios florestais que atingiram a Califórnia, no extremo-oeste dos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 9, já deixou pelo menos 10 mortos. Mais de 20 mil pessoas foram evacuadas de suas casas devido às chamas e 100 foram internadas por causa das chamas, a maioria por inalação de fumaça. O incêndio já destruiu cerca de 1,5 mil residências.

Além da Califórnia, o condado de Orange, nos arredores de Los Angeles, informou o desaparecimento de mais 100 pessoas. Ainda que exista a possibilidade destas pessoas estarem em segurança – mas sem possibilidade de serem contatadas devido à queda dos serviços de telecomunicações –  o condado continua sob alerta. Os condados de Napa e Sonoma, no coração da região produtora de vinhos da Califórnia, também apresentam transtornos ocasionados pelas chamas.

Diante do cenário de devastação, o governador da Califórnia, Jerry Brown, cobrou a declaração de estado de emergência na região. Em visita ao estado, o vice-presidente Mike Pence afirmou que a Casa Branca está pronta para oferecer toda a ajuda necessária.

Entre o fim de setembro e o início de outubro, a região de São Francisco costuma conviver com clima quente e seco, condição propícia para o surgimento de incêndios, propagados pelos fortes ventos que cobrem a região há alguns dias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo