Papa em Mianmar

Minoria, católicos de Mianmar tem fé forte, afirma Irmã Rebecca

Religiosa de “Talitha Kum” e Arcebispo de Yangun definiram presença católica em Mianmar, que receberá Papa neste domingo, 26

Da redação, com Rádio Vaticano

Minoria, mas muito engajada é como o Arcebispo de Yangun, Cardeal Bo, define a presença católica em Mianmar. Com maioria budista, os católicos do país que receberá o Papa Francisco neste domingo, 26, não pertencem à elite nem política nem econômica da nação. Periférica, a Igreja de Mianmar põe em prática o sonho do Santo Padre, uma Igreja pobre para os pobres. A caridade ocupa grande parte das atividades eclesiais.

O país, que está se abrindo ao mundo depois de décadas de isolamento, também apresenta abertura da Igreja. As religiosas estão integrando a rede da vida consagrada contra o tráfico humano, “Talitha Kum”. Com efeito, Mianmar é o mais novo parceiro da rede mundial, com a realização do primeiro encontro neste mês de novembro.

A coordenadora de “Talitha Kum” em Mianmar, Irmã Rebecca Kay, explicou que a vulnerabilidade social faz dos birmaneses possíveis vítimas do tráfico. “Em Mianmar, homens, mulheres e crianças são todas vítimas. Tenho o conhecimento de muitos homens traficados na indústria pesqueira, em navios pesqueiros. Mulheres, sobretudo, para a indústria do sexo e crianças para o trabalho infantil e a mendicância”, comentou.

Leia mais
.: Em audiência com o Papa, Kofi Annan discute a paz em Mianmar
.: Greg Burke: Papa levará mensagem de paz a Mianmar e Bangladesh
.: Mianmar, que receberá o Papa, tem potencial econômico, diz especialista

“Em Mianmar, todo mundo pode ser traficado por causa da pobreza, da situação do país, da instabilidade política. Em lugares onde há guerra civil, as pessoas saem de seus vilarejos e cruzam a fronteira, são obrigadas a migrar e, no caminho, acabam vítimas do tráfico (…). Por isso, a principal preocupação das religiosas é como combater o fenômeno e advertir a população. Num contexto tão complexo, a visita do Papa Francisco é considerada uma bênção”, afirmou a religiosa.

De acordo com Irmã Rebecca, a visita do Santo Padre ao país, é uma benção diante do tempo em que os católicos viveram desconectados da Igreja por causa da situação do país. “Esta é a primeira visita e nós estamos muito orgulhosos disto. Em meio à crise em Mianmar, e o Papa escolheu este país, então estamos muito felizes porque ele nos ama e nos concede seu tempo ao nos visitar. A Igreja Católica em Mianmar é muito pequena, nós somos uma minoria, mas a fé dos católicos é forte”.

“O nosso país por um longo período sofreu muito, especialmente as minorias, então necessitamos de reconciliação. E a visita do Papa irá nos unir, não só os católicos estão aguardando o Papa, mas também os budistas e outras denominações cristãs darão as boas-vindas ao Papa”, concluiu a religiosa.

Leia também 
.: Papa envia videomensagem a Mianmar às vésperas de sua visita ao país
.: À espera do Papa, Cardeal Bo pede o fim do ódio em Mianmar

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo