ATIVO

Lava de La Palma chega ao mar, autoridades temem gás tóxico

Desde a erupção do vulcão nas Ilhas Canárias, há dez dias, milhares de pessoas deixaram suas casas e três aldeias foram isoladas

Da redação, com Reuters

Nas Ilhas Canárias, lava do vulcão La Palma chega ao mar / Foto: Reprodução Reuters

A lava do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, desaguou no Oceano Atlântico nesta quarta-feira, 29, liberando nuvens de vapor que podem conter gases tóxicos.

Equipes da Unidade de Emergência Militar testaram a qualidade do ar e, até o momento, autoridades disseram que o ar não foi contaminado.

A cascata de lava atingiu o mar pela primeira vez na noite de terça-feira, 28, e seguiu no dia seguinte.

Milhares de pessoas foram evacuadas desde que uma erupção no arquipélago das Ilhas Canárias começou, há 10 dias. Três vilas costeiras foram fechadas desde segunda-feira, 27, em antecipação à lava atingindo o mar e potencialmente liberando gases nocivos.

Ruben Fernandez Gonzalez, representante do Comitê de Resposta a Vulcões / Foto: Reprodução Reuters

“Manteremos as medidas adotadas até agora para a evacuação da população, e manteremos as medidas vinculadas ao confinamento dos bairros de San Borondon, Marina Alta, Marina Baja e La Condesa”, disse um representante do Comitê de Resposta a Vulcões, Ruben Fernandez Gonzalez em uma coletiva.

Medidas de segurança

Moradores da costa oeste foram instruídos a selar portas e janelas com fita adesiva e toalhas molhadas. As autoridades disseram, porém, que as medições até o momento mostraram que o ar ainda está seguro para respirar.

Desde que a erupção teve início em 19 de setembro, a lava destruiu quase 530 casas, bem como 1.200 terrenos, a maior parte deles plantações de banana. A Espanha classificou La Palma como uma zona de desastre, medida que vai liberar apoio financeiro à ilha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo