INDONÉSIA

Alpinistas são resgatados após vulcão entrar em erupção na Indonésia

Após o vulcão Marapi entrar em erupção, equipes de resgate encontraram 11 corpos dos 75 montanhistas que se encontravam na área no momento em que as lavas foram expelidas

Da redação, com Reuters

Equipe de resgate traz homem ferido após erupção do vulcão Marapi / Foto: Reprodução Reuters

Três sobreviventes foram encontrados nesta segunda-feira, 4, na Indonésia, após o vulcão Marapi entrar em erupção em Sumatra Ocidental, de acordo com um oficial de resgate, enquanto as operações de busca — que foram interrompidas temporariamente por questões de segurança — foram retomadas.

A equipe de resgate recuperou 11 cadáveres, dos 75 alpinistas que estavam na área no momento da erupção de domingo, disse Jodi Haryawan, porta-voz da equipe de busca e resgate, acrescentando que todos eram alpinistas locais.

Outros 49 alpinistas foram evacuados da área na manhã desta segunda-feira e muitos estavam sendo tratados por queimaduras. Ainda há 12 alpinistas desaparecidos.

Marapi e o Anel de Fogo

O vulcão de 2.891 metros de altura expeliu cinzas a uma altura de 3 km no céu no domingo, 3. Marapi é um dos vulcões mais ativos da ilha de Sumatra e sua erupção mais mortal ocorreu em abril de 1979, quando 60 pessoas morreram. Este ano, entrou em erupção entre janeiro e fevereiro e expeliu cinzas a cerca de 75 metros a 1.000 metros do pico.

Demorou cerca de quatro a seis horas para evacuar um cadáver do vulcão, disse Jodi, acrescentando: “É muito difícil”, e as equipes de resgate disseram temer novas erupções na noite de segunda-feira, quando interromperam as buscas.

As autoridades elevaram o alerta para o segundo nível mais alto e proibiram os residentes de se aproximarem até 3 km da cratera.

A Indonésia fica no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico e tem 127 vulcões ativos, de acordo com as autoridades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo