SHIVELUCH

Erupção de vulcão na Rússia lança nuvem negra e alerta autoridades

O vulcão Shiveluch, um dos mais ativos do continente russo, lançou uma nuvem de cinzas e alertou o sistema de aviação da Rússia nesta terça-feira, 11

Da redação, com Reuters

O vulcão Shiveluch entrou em erupção e elevou uma vasta cortina de fumaça / Foto: Reprodução Reuters

Um dos vulcões mais ativos da Rússia entrou em erupção na terça-feira, 11, lançando uma vasta nuvem de cinzas no céu e sufocando aldeias em montes de poeira vulcânica cinza, provocando um alerta de aviação ao redor da península de Kamchatka, localizada a extremo leste da Rússia.

O vulcão Shiveluch entrou em erupção logo após a meia-noite, atingindo um pico cerca de seis horas depois, expelindo uma nuvem de cinzas sobre uma área de 108.000 quilômetros quadrados (41.700 milhas quadradas), de acordo com o Ramo Kamchatka da Pesquisa Geofísica da Academia Russa de Ciências.

Fluxos de lava caíram do vulcão, derretendo a neve e provocando um alerta de fluxos de lama ao longo de uma rodovia próxima, enquanto as aldeias foram cobertas por montes de cinzas de até 8,5 centímetros, a mais profunda em 60 anos.

A Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka (KVERT, na sigla em inglês) emitiu um aviso de classificação vermelha para a aviação, dizendo que “a atividade em andamento pode afetar aeronaves internacionais e aquelas que voam baixo”.

Algumas escolas na península de Kamchatka, cerca de 6.800 km a leste de Moscou, foram fechadas e os moradores receberam ordens para de ficar em casa, segundo informou o chefe da região municipal de Ust-Kamchatsky, Oleg Bondarenko.

Algumas escolas na península de Kamchatka, cerca de 6800 km a leste de Moscou, foram fechadas e os moradores receberam ordens de ficar em casa, disse o chefe da região municipal de Ust-Kamchatsky, Oleg Bondarenko, em um post no Telegram.

Um dos maiores e mais ativos vulcões de Kamchatka, Shiveluch teve cerca de 60 erupções substanciais nos últimos dez mil anos, sendo a maior delas em 2007.

Tem duas partes principais, a menor das quais — Young Shiveluch — os cientistas relataram ser extremamente ativos nos últimos meses, com um pico de 2800 metros que se projeta do Old Shiveluch de 3283 metros de altura.

Os cientistas postaram fotos da nuvem de cinzas subindo rapidamente sobre as florestas e rios do extremo leste e de aldeias cobertas de cinzas. Um deles postou uma foto da profundidade da queda de cinzas — mais de 8 centímetros de profundidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo