Em carta

Papa agradece bispos das Ilhas Canárias por acolherem migrantes

Em carta divulgada pela Conferência Episcopal Espanhola, Francisco exorta a Igreja nas Ilhas Canárias a construir “redes de amor e faróis de esperança” que curem as feridas dos migrantes

Da redação, com Vatican News

Foto: Vatican Media Hans Lucas via Reuters

“Conhecendo a difícil situação que as Ilhas Canárias estão atravessando por causa da crise migratória, desejo expressar algumas palavras de encorajamento e proximidade”. Essas são as palavras iniciais da carta do Papa Francisco dirigida nesta segunda-feira, 20, aos bispos das Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol na costa noroeste da África, com a qual o Pontífice expressa gratidão pelos esforços realizados para responder a essa emergência.

Leia também
.: Em oração na Praça São Pedro, Papa lamenta sofrimento de migrantes
.: Papa afirma que drama dos migrantes é chaga aberta na humanidade

“A sensibilidade e a hospitalidade que caracterizam os habitantes das Ilhas Canárias também são evidentes na forma como acolhem, protegem, promovem e integram os irmãos” que chegam nas regiões litorâneas em busca de um futuro melhor, escreveu o Papa no texto divulgado pela Conferência Episcopal Espanhola. “Obrigado”, acrescenta o Pontífice, “por abrir as portas do coração àqueles que sofrem.”

Inclinar-se para curar as feridas 

O convite aos bispos é para que não desanimem diante dessa tarefa pastoral e construam “redes de amor e faróis de esperança” para enfrentar os desafios da migração. Tudo na esperança “de que iluminem os caminhos de uma nova humanidade, pronta a se inclinar, como o Bom Samaritano, para curar as feridas daqueles que estão caídos (Lc 10,25-37)”.

Por fim, Francisco pede que se encontre nos rostos dos migrantes “um olhar que anseie um futuro de paz e fraternidade. Peçamos a Deus que esses desejos sejam realizados”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo