Cerca de 30 mil

Jovens católicos, ortodoxos e protestantes se reúnem na Itália

O Encontro Europeu da Comunidade ecumênica de Taizé reúne jovens de diversas partes do mundo para a oração, partilha e a vida fraterna

Da redação, com Rádio Vaticano

A cidade de Praga, na Itália, recebe a partir desta segunda-feira, 29, até 1º de janeiro de 2015, o Encontro Europeu da Comunidade ecumênica de Taizé. Cerca de 30 mil jovens: ortodoxos, católicos e protestantes, provenientes de 65 países, devem participar do encontro. Polônia, Ucrânia, Alemanha, Itália, França, Croácia e Bielorrússia são os países com maior número de participantes.

O Parque de Exposições de Praga, local o evento, terá cinco lugares de oração nas noites de 29 de dezembro a 1º de janeiro. Entre estes, uma grande tenda especialmente organizada para este evento com capacidade para acolher 4.500 pessoas.

A oração da tarde dos dias 30 e 31 de dezembro vai realizar-se em 17 igrejas do centro histórico de Praga e em cada uma estará uma cruz de Taizé pintada especialmente para a ocasião. O Encontro Europeu de Jovens terá a presença de 14 representantes do Conselho das Igrejas Checas. A oração do dia 1º de janeiro, às 19h locais, na Catedral, será transmitida ao vivo pela televisão checa.

“A juventude; a Europa; a reconciliação entre o Oriente e o Ocidente; o espírito de peregrinação; o ecumenismo; o encontro com o outro; o empenhamento na sociedade e a hospitalidade” são os oito pontos “fortes” da 37ª edição que conta ainda com outros 30 temas de aprofundamento.

Este encontro marca o início do terceiro ano de uma temporada de celebrações que começou em 2013 com o tema: “Rumo a uma nova solidariedade”. Em 2015, reúnem-se três importantes comemorações para esta comunidade Taizé: os 75 anos da sua fundação, os 100 anos do nascimento do fundador, Irmão Roger Schutz e os dez anos da morte.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo