A Igreja Católica na Tailândia lançou uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar a Diocese de Chiang Rai, severamente devastada por recentes desastres naturais
Da redação, com Vatican News
A campanha, intitulada “Missão de Coração a Coração: Reconstruir a Diocese de Chiang Rai na Tailândia”, é um esforço colaborativo liderado pelas entidades Profissionais e Executivos Católicos (CBEP), o Eixo Católico da Tailândia, a Associação Católica da Tailândia e a Comissão Católica para os Leigos (CLA).
A iniciativa visa arrecadar fundos para auxiliar nos esforços de recuperação, restauração e socorro para a diocese, que sofreu danos significativos em sua infraestrutura e serviços essenciais.
Recentemente, o bispo Joseph Vuthilert Haelom de Chiang Rai pediu assistência urgente enquanto a diocese enfrenta a tarefa monumental de reconstrução.
Os esforços de arrecadação de fundos se concentrarão no reparo de infraestrutura crítica, incluindo prédios escolares e salas de aula, e na aquisição de materiais de aprendizagem muito necessários.
A restauração de edifícios religiosos importantes, incluindo a Catedral de Chiang Rai e a residência do clero, também é uma prioridade.
Em uma mensagem de vídeo, o arcebispo Peter Bryan Wells, o núncio apostólico na Tailândia, fez um apelo à comunidade tailandesa para “fazer o que puder para ajudar” e “ajudar a aliviar” a situação em Chiang Rai.
Projeto amplo de ajuda
O prelado também encorajou os fiéis católicos a reunir doações em dinheiro para permitir que a Diocese de Chiang Rai “use os fundos em particular para as coisas que eles veem como prioridade máxima” e “ajude os necessitados”.
Os grupos organizadores destacaram o significado mais amplo do projeto, dizendo que a missão não é apenas sobre reconstruir estruturas, mas também sobre restaurar a esperança e a dignidade para o povo de Chiang Rai.
O CBEP, o Thai Catholic Hub e o CLA estão convocando indivíduos e organizações para contribuir com os esforços de reconstrução. Doações podem ser feitas para a Missão Católica Romana de Bangkok.
Situação de emergência
Os organizadores da campanha enfatizaram a urgência da situação, observando que a recuperação da diocese dependerá muito da generosidade dos doadores. Os responsáveis também enfatizaram que a campanha busca trazer alívio e estabilidade de longo prazo às comunidades afetadas.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, as enchentes no norte da Tailândia destruíram casas e causaram danos a 140 escolas.
Em toda a Tailândia, mais de 30.500 crianças tiveram sua educação interrompida por um período indeterminado. As enchentes também aumentaram o risco de doenças transmitidas pela água, uma preocupação séria para crianças em todo o mundo.
O aumento de doenças relacionadas às mudanças climáticas, como malária e dengue, deve ter consequências graves e potencialmente fatais às crianças.
Na província de Chiang Rai, salas de aula, móveis e materiais educacionais continuam cobertos de lama, e muitas escolas precisam de novos suprimentos.
Além dos danos físicos, as enchentes afetaram o bem-estar emocional das crianças, com muitas perdendo pertences pessoais, sofrendo danos em suas escolas e vendo seus ambientes familiares destruídos.