MENSAGEM

Papa aos bispos asiáticos: o que o Espírito Santo diz a vocês?

O Santo Padre encoraja os membros da Federação dos Bispos Asiáticos, reunidos na Tailândia este mês, a discernir o que o Espírito Santo diz a eles

Da redação, com Vatican News

O Santo Padre se encontra com bispos e religisos asiáticos / Foto: Federação das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC)

O Papa Francisco exorta os bispos católicos da Ásia a abraçarem autenticamente sua missão enquanto Igreja para os pobres e jovens, sempre em diálogo.

O Santo Padre ofereceu este encorajamento em uma mensagem em vídeo enviada nesta quarta-feira, 12, aos membros da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC), reunidas em Bangkok, Tailândia, de 12 a 30 de outubro.

Verdadeira comunidade

Em sua mensagem, o Papa recordou as origens da Igreja na Ásia e a visita de seu predecessor, o Papa São Paulo VI, à Ásia em 1970, onde, segundo o Pontífice, encontrou um continente principalmente de jovens, lar de muitas culturas e religiões .

Os bispos da época, acrescentou o Sucessor de Pedro, “observaram que as massas estavam despertando do fatalismo para uma vida digna do homem; até os jovens estavam despertando; eram idealistas, conscientes, preocupados, impacientes e inquietos; sociedades culturalmente diversas estavam despertando para se tornar uma verdadeira comunidade de povos”.

Leia mais
.: A viagem de Francisco à Tailândia e Japão em 2019

“Isso mostrou que a Igreja na Ásia foi chamada a ser mais autenticamente a Igreja dos pobres, a Igreja dos jovens e uma Igreja em diálogo com irmãos e irmãs asiáticos de outras confissões”, observou.

O que o Espírito Santo está dizendo à Ásia?

“É importante que as Conferências Regionais se reúnam com certa assiduidade, ao fazê-lo a Igreja está se formando; está se fortalecendo no caminho, e a questão fundamental é: o que o Espírito está dizendo às Igrejas na Ásia?”

E isso, continuou o Papa, “é o que você tem que responder”.

A importância dos leigos

O Papa também dedicou algumas palavras especiais aos leigos.

“Que os leigos assumam seu batismo, sua função de leigos e respeitem a singularidade de cada um, porque a Igreja universal não é a Igreja uniforme; não, é universal, respeitando a particularidade de cada Igreja”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo