Enfrentamento

Igreja australiana lança iniciativa para lidar com desastres naturais

Junto a outros órgãos católicos, a Conferência Episcopal Australiana criou uma iniciativa para responder de forma rápida a desastres naturais, como incêndios e fortes chuvas

Da redação, com Vatican News

Bombeiro apaga incêndio em propriedade de Mount Torrents, no sul da Austrália / Foto: AAP Image – Kelly Barnes – via REUTERS

À luz dos recentes incêndios, que cobriram parte da Austrália, a Igreja no país lançou uma nova iniciativa para lidar com desastres naturais. A nova colaboração da Igreja foi chamada de Ajuda Católica de Emergência à Austrália (CERA, na sigla em inglês) e servirá como ponto de coordenação para agências católicas responderem aos desastres naturais.

Os órgãos responsáveis por esta iniciativa são a Conferência de Bispos da Austrália, Religiosos Católicos da Austrália, Serviços Sociais Católicos da Austrália e a Comissão Nacional de Educação Católica.

A Conferência Católica dos Bispos da Austrália informou que a iniciativa “foi estabelecida após os incêndios que devastaram a Austrália nos meses recentes. Isso também foi visto como um ponto de partida no modo como a Igreja Católica responderá aos desastres naturais no futuro”.

No começo deste mês, a Conferência dos Bispos e diversas outras organizações encorajaram os católicos a fazer doações ao Vinnies Bushfire Appeal, que oferece suporte àqueles que perderam seus entes queridos, casas, propriedades e animais.

O papel do CERA será ajudar as pessoas nesta longa jornada de recuperação por conta da crise que os incêndios trouxeram e mobilizar a população assim que o país for atingido por outro desastre natural.

Desde setembro do ano passado, 10 milhões de hectares de terra foram destruídos pelos incêndios, 29 pessoas morreram e incontáveis animais perderam suas vidas.

Nas últimas semanas, as fortes chuvas melhoraram a situação, mas, de acordo com especialistas, o aumento da temperatura pode reacender as chamas, especialmente no sul do país.

Em pelo menos duas ocasiões, o Papa Francisco assegurou que os australianos estiveram em suas preces durante estes dias difíceis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo