Ajuda à população

Ações emergenciais tentam diminuir efeito das chuvas em Minas Gerais

Governo e Igreja se mobilizam para ajudar atingidos pelas chuvas; governo estadual decretou estado de emergência em 47 municípios

Da redação, com Agências

Equipes de resgate vasculham o local de um deslizamento de terra, após fortes chuvas no bairro Vila Ideal, em Belo Horizonte, Minas Gerais/ Foto: Cristiane Mattos – Reuters

O Governo Federal, a Prefeitura e a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) seguem executando ações para a diminuição dos efeitos das chuvas que causaram transtornos e destruições nos últimos dias. Segundo a prefeitura, de quinta-feira, 23, até o final da tarde deste domingo, 26, a Defesa Civil do Município recebeu 1.271 chamados da população.

As solicitações dos atingidos pelas chuvas se dividiram em: 223 pedidos de vistorias de escorregamentos ou deslizamentos; 146 informações sobre risco ou ameaça de escorregamentos e deslizamentos; 164 avisos sobre deslizamentos de encosta, 77 alertas para alagamentos e 66 notificações de enchentes ou inundações.

A maior quantidade de solicitações registradas nos últimos dias foi nas regionais Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha. Em Minas Gerais, as enchentes e deslizamentos de terra por causa das chuvas causaram 38 mortes até o momento. Quarenta e sete municípios tiveram estado de emergência decretado pelo governo estadual.

O Governo anunciou que tem R$ 90 milhões disponíveis para liberação imediata aos municípios atingidos por chuvas. A informação é do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. De acordo com Canuto, técnicos do ministério estão à disposição das prefeituras municipais para capacitar e ajudar municípios na solicitação formal dos recursos emergenciais.

Além dos recursos emergenciais, o ministro afirmou que será antecipado o pagamento do Bolsa Família para famílias atingidas que estão inscritas no programa. Pessoas afetadas também poderão fazer saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em outra frente de atendimento à população, o Ministério da Saúde está distribuindo medicamento e identificando hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de necessitados.

De acordo com Romeu Zema, a quantidade de chuvas [em Minas Gerais] foi a maior da história desde que se iniciou a medição. O governador quer apoio federal para ações emergenciais e, após as chuvas, recursos para reconstrução das áreas afetadas.

Plano emergencial municipal

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza um plano emergencial como objetivo de acompanhar a evolução climática na cidade em período integral. Além de intensificar o trabalho preventivo de alerta e conscientização de moradores que residam em áreas de risco geológico e também de inundação. O total do efetivo é de aproximadamente mil funcionários trabalhando 24h por dia nas ruas ou e no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).

De acordo com o subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Coronel Waldir Figueiredo, a força-tarefa tem a finalidade de acompanhar de perto a situação e dar respostas rápidas às pessoas sobre as questões climáticas. “O objetivo é de potencializar os alertas para a população em caso de eventuais desastres que poderiam acontecer nos últimos dias, em que eram esperados maiores volumes de chuva”, disse.

Outra ação da Prefeitura de Belo Horizonte é a ajuda humanitária às pessoas atingidas pelas fortes chuvas. Os itens são providenciados pela Defesa Civil e distribuídos por equipes da Assistência Social nos Postos de Comandos, que estão distribuídos pelas nove regionais. Estão sendo entregues kits com cobertores, colchões, lençóis e lonas.

Ação solidária da Arquidiocese de BH

Paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, em razão das fortes chuvas, estão arrecadando doações para as famílias que perderam seus pertences no temporal. A Igreja local disponibilizou, para os que desejam contribuir com a ação solidária, o contato das paróquias que estão recebendo as doações. Confira:

Paróquia São João Batista – (31) 3374-3735 – as doações poderão ser entregues na secretaria paroquial (das 13h30min às 18h30min) ou após as missas;

Paróquia São Sebastião – (31) 3383-1996 – Ponto de Apoio – Capela Nossa Senhora de Fátima (Rua Amanda, 620 – Vila Betânia – bairro Betânia);

Santuário São Paulo da Cruz – (31) 3384-1794 – as doações poderão ser entregues na secretaria;

Paróquia Nossa Senhora das Mercês (31) 3533-2966 – As doações poderão ser entregues na secretaria paroquial, de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h;

Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – (31) 3361-2098;

Paróquia São Gonçalo – (31) 3398-1504 – As doações podem ser direcionadas para a Secretaria da Paróquia, de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h e sábado das 8h às 12h;

Paróquia São José – (31) 3273-2988;

Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem – (31)3222-2361;

Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental – Lagoinha – Belo Horizonte – (31) 3422-7141 – as doações podem ser entregues na Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha. Precisando de cobertores e roupas para homens;

Paróquia São Tarcísio – Nova Cintra / Belo Horizonte – (31) 3312-1506 – as doações podem ser entregues na secretaria paroquial (de terça-feira a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 17h. Sábados das 9h às 12h).

Alertas oficiais

Para receber os alertas da Defesa Civil via SMS, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o 40199 e uma confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, é utilizado por cerca de 190 mil pessoas.

Os moradores de Belo Horizonte também podem acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo