Fogo e água

Ainda combatendo fogo, Austrália agora lida com fortes chuvas

Apesar das fortes chuvas, autoridades ainda lutam contra os incêndios, que desde setembro tiraram a vida de 29 pessoas

Da redação, Reuters

Alguns estados australianos agora lidam com as fortes chuvas e enchentes / Foto: Reprodução Reuters

Partes da costa leste da Austrália foram atingidas por fortes tempestades neste sábado, 18, diminuindo alguns dos incêndios que devastam a região há meses. As fortes chuvas, porém, causaram o fechamento de estradas e trouxeram inundações repentinas.

Apesar das fortes chuvas, as autoridades ainda lutam contra quase 100 incêndios ― parte dos incêndios mataram 29 pessoas desde setembro, destruíram mais de 2.500 casas e queimaram uma área com quase um terço do tamanho da Alemanha.

Victoria, Nova Gales do Sul e Queensland, três dos estados mais atingidos por secas e incêndios florestais, agora estão lidam com a forte chuva em várias áreas. As principais rodovias foram fechadas em Queensland no sábado, 18, com o estado sofrendo assim as mais fortes chuvas da Austrália há meses, enquanto a energia foi cortada em algumas regiões de Nova Gales do Sul após uma noite de tempestades.

Leia também
.: Papa reza pelo povo australiano que sofre com incêndios

Partes do sul de Queensland receberam o triplo da quantidade de água mensal durante a noite. Nenhum dano grave foi relatado, mas algumas áreas residenciais foram inundadas e muitos dos parques e atrações turísticas do estado foram fechados.

Ainda havia mais de uma dúzia de incêndios em Victoria no sábado, com bombeiros lutando para conter um grande incêndio na região montanhosa do estado, que tem quinze vezes o tamanho de Manhattan, em Nova Iorque.

O serviço de emergência de Victoria também emitiu um aviso de evacuação por conta de um incêndio no sábado, 18, na Ilha Francesa, a maior ilha costeira do estado, cuja população chega a pouco mais de 100 pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo