Proximidade

Papa reza pelo povo australiano que sofre com incêndios

Grupo de australianos estava na Sala Paulo VI para a Audiência Geral; Papa pede orações diante da situação de incêndios

Vatican News

Bombeiros combatem incêndio florestal na Austrália /Foto: Dean Lewins – Reuters

Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, 8, o Papa Francisco expressou sua proximidade ao povo australiano, vitimado por incêndios que castigam o país desde setembro de 2019.

“Entre vocês há um grupo da Austrália. Eu gostaria de pedir a todos que rezem ao Senhor para que ajude o povo neste momento difícil, com aqueles incêndios tão fortes. E estou próximo ao povo da Austrália”.

Leia também
.: “Uma catástrofe sem precedentes”, diz bispo australiano sobre incêndios

Os incêndios sem precedentes iniciados em setembro na Austrália já mataram pelo menos 25 pessoas. Doze pessoas morreram somente na última semana. Na sexta-feira, mais de cem mil pessoas tiveram que ser evacuadas em três Estados.

Com as chamas, o céu ficou literalmente vermelho em algumas regiões, enquanto no sudeste do país, onde foi declarado estado de emergência, o céu escureceu, tomado pela fumaça e pela chuva de partículas de cinzas. As implacáveis condições meteorológicas, com temperaturas que chegam aos 50°C, agravaram a situação no último final de semana.

O rastro de destruição deixado pelo fogo, que se propaga com facilidade em função da seca prolongada, dos fortes ventos e das temperaturas elevadas, inclui centenas de propriedades e quase meio milhão de animais mortos. Diversas pequenas cidades correm o risco de desaparecerem do mapa, devoradas pelas chamas.

O primeiro ministro Scott Morrison anunciou no sábado a convocação de 3 mil reservistas do exército que se juntaram às equipes já envolvidas no combate às chamas. Ademais, o governo deslocou um terceiro navio para levar ajudas humanitárias à população que teve que abandonar suas casas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo