Conflito Ucrânia

Forças russas assumem o controle na região de Kiev

As forças russas tomam a cidade dos trabalhadores de Chernobyl e expulsam metade das crianças ucranianas de suas casas 

Da Redação, com Reuters 

Foto: Reprodução Reuters

O governador da região de Kiev, Oleksandr Pavlyuk, disse, neste sábado, 26, que as forças russas assumiram o controle da cidade de Slavutych, onde vivem os trabalhadores da usina nucelar de Chernobyl.

Após mais de quatro semanas de conflito, a Rússia não conseguiu tomar nenhuma grande cidade ucraniana. Porém, na sexta-feira, Moscou sinalizou que estava reduzindo suas ambições militares para se concentrar no território reivindicado por separatistas apoiados pela Rússia no leste.

De acordo com as Nações Unidas, foram intensos combates, que mataram milhares de pessoas, enviaram cerca de 3,7 milhões para o exterior e expulsaram mais da metade das crianças ucranianas de suas casas.

A cidade de Slavutych fica perto da fronteira com a Bielorrússia. Esta região, em 1986, foi o local do pior desastre nuclear do mundo. Ela foi tomada pelas forças russas, e após o ataque ainda ocorreram vinte e quatro invasões.

Do outro lado do país, em Mariupol, o prefeito, Vadym Boichenko, disse que a situação na cidade cercada continua crítica, com combates de rua ocorrendo no centro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo