UCRÂNIA|RÚSSIA

Refugiados recebem ajuda de serviços de emergência na Romênia

O segundo país que mais recebeu ucranianos, perdendo apenas para a Polônia, conta atualmente com 500 mil refugiados vindos do país vizinho

Da redação, com Reuters

Ucranianos recebem ajuda de voluntários e do sistema de emergência da Romênia / Foto: Reprodução Reuters

Refugiados que fogem da guerra na Ucrânia continuaram a chegar à Romênia nesta quinta-feira, 24, cruzando a fronteira na cidade de Siret, ao norte, principal centro de refugiados do país.

Os serviços de emergência e voluntários romenos forneceram suprimentos, alimentos e aconselhamento aos refugiados.

A invasão da Rússia levou cerca de 3,5 milhões de refugiados à União Europeia (UE), um bloco de 450 milhões de pessoas, em apenas um mês. Mais de 500 mil pessoas fugiram para a Romênia — segundo país a receber mais refugiados depois da Polônia.

Cerca de metade dos refugiados até agora são crianças e a grande maioria do restante são mulheres, diz a UE. Homens ucranianos foram proibidos de deixar o país para ajudar a combater as forças russas.

Os refugiados se deslocaram principalmente aos vizinhos da Ucrânia da UE, como Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria, mas a comissária de Assuntos Internos da UE, Ylva Johansson, disse na quarta-feira, 23, que cerca de dois milhões já se mudaram para o oeste do bloco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo