ATAQUE

Explosões matam mais de 70 no túmulo de Soleimani, no Irã

Duas explosões mataram 73 pessoas e deixaram outras 170 feridas durante uma cerimônia em homenagem ao comandante Qassem Soleimani, morto em 2020 pelos Estados Unidos

Da redação, com Reuters

Pelo menos 70 pessoas foram mortas em ‘ataques terroristas’ próximo ao túmulo do comandante da Guarda Iraniana, Qassemb Soleimani / Foto: Reprodução Reuters

Duas explosões mataram mais de 70 pessoas e feriram dezenas em uma cerimônia no Irã para homenagear o comandante Qassem Soleimani, que foi morto em um ataque de drone dos EUA em 2020, disseram autoridades iranianas nesta quarta-feira, 3.

A televisão estatal iraniana relatou uma primeira e depois uma segunda explosão durante um evento de aniversário no cemitério onde Soleimani está enterrado, na cidade de Kerman, no sudeste.

“As explosões foram causadas por ataques terroristas”, disse a mídia estatal citando uma autoridade local da província de Kerman. Babak Yektaparast, porta-voz dos serviços de emergência do Irã, teria dito mais tarde que 73 pessoas morreram e 170 ficaram feridas.

Informações do periódico Nournews ainda davam conta de que “vários botijões de gás explodiram na estrada que leva ao cemitério”.

A TV estatal mostrou equipes de resgate da Red Crescent atendendo pessoas feridas na cerimônia, em que centenas de iranianos se reuniram para marcar o aniversário da morte de Soleimani. Algumas agências de notícias iranianas disseram que o número de feridos era muito maior.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo