Igrejas Orientais

Começa a plenária da Roaco: foco na Terra Santa, Eritreia, Turquia e Irã

Acontecem, de hoje a 22 de junho, em Roma, os trabalhos do órgão do Dicastério para as Igrejas Orientais; no final da assembleia, haverá audiência com o Papa Francisco

Da Redação, com Varican News

A 96ª Assembleia Plenária da ROACO (Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais) teve início esta segunda-feira, 19, e vai até quinta-feira, dia 22, na Casa La Salle, em Roma. O trabalho começou com o Comitê de Direção na tarde de hoje.

Amanhã, o arcebispo Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais e presidente da ROACO, preside a celebração eucarística inaugural. Na celebração, a oração pela paz e a recordação de todos os benfeitores vivos e falecidos. Neste momento, confia-se a Deus e à Virgem Maria o curso das sessões programadas e, em particular, os países em cuja jurisdição continuam sofrendo as consequências da guerra e da instabilidade social e política.

A primeira sessão se concentrará na situação da Terra Santa, com as contribuições do delegado apostólico em Jerusalém, Dom Adolfo Tito Yllana, do custódio e guardião do Monte Sião, frei Francisco Patton OFM, e do vice-reitor da Universidade de Belém, frei Peter Bray FSC. Também serão compartilhadas informações sobre a Coleta Pro Terra Sancta de 2022. No final da manhã, o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, falará apresentando a ação diplomática da Santa Sé com referência à Ucrânia, ao Oriente Médio e à Etiópia.

Foco na Turquia e no Irã

Na sessão da tarde de terça-feira, dia 20, o foco mudará para a Turquia e o Irã, graças à presença e aos relatos dos respectivos núncios apostólicos, Dom Marek Solczyński e Dom Andrzej Jozwowicz. O primeiro dia será encerrado com uma intervenção de Dom Menghesteab Tesfamariam, arcebispo metropolitano de Asmara, que falará sobre a situação sociopolítica e religiosa na Eritreia.

Ouvindo jovens de 13 países

O dia de quarta-feira, 21, será dedicado à escuta dos jovens que foram a Roma provenientes de treze países das Igrejas Orientais e da Igreja Latina sob a jurisdição do Dicastério. Os 30 jovens estão em Roma, de 16 a 23 de junho, para refletir sobre o tema “Igreja compartilhando o caminho com os jovens: jovens protagonistas do bem comum”.

Durante sua estadia na cidade eterna, os jovens terão a oportunidade de se conhecer, rezar juntos, refletir sobre vários elementos do tema, visitar a cidade e, por fim, compartilhar com os participantes da Plenária suas reflexões sobre como promover o bem comum do qual são protagonistas hoje.

Audiência com o Papa

Além dos palestrantes, a plenária contará com a presença dos representantes das agências católicas que fazem parte da ROACO, dos superiores e funcionários do Dicastério para as Igrejas Orientais e dos representantes da Seção das Relações com os Estados da Secretaria de Estado.

O trabalho será concluído com o Comitê Diretor no final da Plenária para avaliar os vários elementos do evento e planejar compromissos futuros. Por fim, está agendada uma audiência com o Papa Francisco, marcada para a manhã de quinta-feira, 22 de junho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo