O presidente estadunidense já havia imposto diversas sanções ao Teerã, que as classificaram como ‘mentalmente retardadas’
Da redação, com Reuters
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 26, que ele está “pronto” para o Irã após ameaçar destruir o país caso atacassem quaisquer coisas americanas.
O Irã, por sua vez, condenou as últimas sanções impostas pelos Estados Unidos ao Teerã e classificou as ações anunciadas pelas Casa Branca como “mentalmente retardadas”.
Trump assinou na segunda-feira, 24, uma ação executiva na qual impõe grandes sanções econômicas contra o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e outras figuras ligadas a ele, com medidas punitivas contra o Ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, que serão aplicadas até o fim desta semana.
O Irã derrubou um drone norte-americano na semana passada. Trump desistiu de uma ação militar retaliadora alegando que muitas pessoas poderiam ser mortas. Esta seria a primeira vez que os Estados Unidos bombardeariam a República Islâmica em quatro décadas de hostilidade mútua.
Numa retórica semelhante ao tipo de palavras duras que usou contra a Coreia do Norte, Trump disse em sua conta oficial no Twitter: “Qualquer ataque do Irã a qualquer coisa americana será recebido com grande e esmagadora força. Em algumas áreas, esmagadora significará obliteração”, disse.