Negociações

EUA: congressistas tentam firmar acordo para evitar nova paralisação

Negociadores tentam chegar a um acordo sobre a construção do muro na fronteira com o México, exigência de Trump

Da redação, com Reuters

Segundo o senador Richard Shelby, a princípio um acordo entre os congressistas e Trump foi alcançado / Foto: Reprodução Reuters

Congressistas dos Estados Unidos disseram que chegaram a um possível acordo provisório na noite desta segunda-feira, 11,  com relação à segurança na fronteira, o que evitaria uma nova paralisação no Congresso, que estava prevista para este sábado, 16. Os detalhes do acordo, porém, não foram divulgados.

“A princípio, chegamos a um acordo”, disse o senador republicano Richard Shelby. “Nossa equipe está trabalhando de forma ativa para juntar todos os detalhes”, afirmou o senador, que não esclareceu se o presidente Donald Trump vai conseguir mais dinheiro para erguer o muro que dividiria os norte-americanos dos mexicanos.

Questionado se Trump já teria assinado este acordo, o senador Shelby disse que as partes mantêm conversas periódicas com representantes da Casa Branca. Apesar de não afirmar se Trump havia endossado o acordo, o senador acrescentou que espera que o presidente o faça.

Em dezembro, Trump pediu US$ 5,7 bilhões ao Congresso para construir um muro na fronteira do país com o México, que foi o gatilho inicial para uma paralisação parcial de 35 dias do Congresso, que acabou no fim do mês passado sem que o presidente conseguisse arrecadar a quantia pedida.

Trump concordou em reabrir o governo por três semanas a fim de permitir que os negociadores do Congresso tivessem tempo para encontrar um acordo a respeito do financiamento do governo para o resto do ano fiscal, que termina em 30 de setembro, e assim evitar outra paralisação.

A representante democrata Nita Lowey disse aguardar por um acordo final até esta quarta-feira, 13.

Em Washington, um pequeno grupo de legisladores que liderou as negociações se reuniu por cerca de duas horas. Eles disseram que queriam selar um acordo até a noite de segunda-feira, 11, e assim permitir que a legislação fosse aprovada na Câmara e no Senado e obtivessem a assinatura de Trump até sexta-feira, 15, quando o financiamento expirará para o Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Justiça e outras agências federais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo