EUA x Irã

Após derrubada de drone, Trump impõe novas sanções contra o Irã

O presidente norte-americano anunciou novas penalidades contra o Irã numa coletiva de imprensa na Sala Oval da Casa Branca

Da redação, com Reuters

Donald Trump durante o anúncio sobre as novas sanções contra o Irã / Foto: Reprodução Reuters

O presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva a fim de impor novas sanções ao Irã. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 24, e divulgada numa coletiva de imprensa na saída da Sala Oval, na Casa Branca. A resolução de Trump foi determinada em meio às tensões com o Irã, que na semana passada derrubou um drone estadunidense.

Trump disse que inicialmente as sanções, direcionadas ao supremo líder iraniano Ali Khomeini e seu escritório, foram tomadas em resposta à queda do drone norte-americano na semana passada. O Teerã, por sua vez, alega que o drone sobrevoava o seu espaço aéreo, fato negado por Washington.

Mais tarde, Trump disse que estas sanções foram impostas independentemente do incidente acerca do drone. Além disso, os Estados Unidos acusam o Irã por ataques, ocorridos no início deste mês, contra dois caminhões carregados de óleo, na entrada do Golfo de Omã. O Irã, por sua vez, também nega a acusação.

Washington, desde o ano passado, tem imposto repetidas vezes sanções contra o Teerã, quando os Estados Unidos decidiram abandonar o acordo nuclear firmado em 2015 para conter o programa nuclear iraniano em troca de flexibilização destas sanções. A administração de Trump alega que o acordo firmado por seu predecessor, Barack Obama, não surtiu os resultados esperados.

Trump disse que estaria aberto a novas conversas com líderes iranianos, mas o Teerã rejeita a oferta, a menos que Washington abandone as sanções impostas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo