Ameaças

“Estou pronto”, afirma Trump sobre desavenças com o Irã

O presidente estadunidense já havia imposto diversas sanções ao Teerã, que as classificaram como ‘mentalmente retardadas’

Da redação, com Reuters

Trump para o Irã: “O que quer que eles façam, estou pronto” / Foto: Reprodução Reuters

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 26, que ele está “pronto” para o Irã após ameaçar destruir o país caso atacassem quaisquer coisas americanas.

O Irã, por sua vez, condenou as últimas sanções impostas pelos Estados Unidos ao Teerã e classificou as ações anunciadas pelas Casa Branca como “mentalmente retardadas”.

Trump assinou na segunda-feira, 24, uma ação executiva na qual impõe grandes sanções econômicas contra o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e outras figuras ligadas a ele, com medidas punitivas contra o Ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, que serão aplicadas até o fim desta semana.

O Irã derrubou um drone norte-americano na semana passada. Trump desistiu de uma ação militar retaliadora alegando que muitas pessoas poderiam ser mortas. Esta seria a primeira vez que os Estados Unidos bombardeariam a República Islâmica em quatro décadas de hostilidade mútua.

Numa retórica semelhante ao tipo de palavras duras que usou contra a Coreia do Norte, Trump disse em sua conta oficial no Twitter: “Qualquer ataque do Irã a qualquer coisa americana será recebido com grande e esmagadora força. Em algumas áreas, esmagadora significará obliteração”, disse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo