Congregação para o Culto Divino

Especialistas em liturgia reúnem-se no Vaticano

O evento irá refletir a renovação litúrgica desejada pelo Concílio Vaticano II. Especialistas de todo o mundo participam do Simpósio

Da Redação, com Rádio Vaticano

Teve início, nesta terça-feira, 18,  o Simpósio sobre os 50 anos da primeira constituição do Concílio Vaticano II, a Sacrosanctum Concilium. O evento, que  será encerrado na próxima quinta-feira, 20,  é promovido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e o Ateneu Pontifício.

O encontro, sediado pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, tem como tema a  “Gratidão e empenho por um grande movimento eclesial”.

De acordo com o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Canizares Llover, o encontro será uma oportunidade para continuar a aprofundar a renovação litúrgica desejada pelo Concílio Vaticano II.

Segundo o secretário do dicastério vaticano,  Dom Arthur Roche, não se pode pensar em liturgia sem pensar na Igreja inteira. “O desejo é poder oferecer nos dias do Simpósio, por meio da escuta, do diálogo, da oração comum, uma experiência de comunhão repleta de agradecida memória e de profético empenho”, afirmou o arcebispo

Participam do Simpósio representantes das Conferências Episcopais, responsáveis pelas comissões litúrgicas, centros de estudo teológico e pastoral, responsáveis e animadores pela liturgia. Foram convidados sacerdotes, religiosos e leigos de todos os continentes e de ritos litúrgicos diferentes do romano.

A Sacrosanctum Concilium é o documento que iniciou a reforma da liturgia e foi promulgado pelo Papa Paulo VI em 4 de dezembro de 1963.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo