Assembleia Episcopal

Encontro do Celam, em Bogotá, terá tema centrado em sermão do Papa

Conselho Episcopal explica que reunião terá três momentos fundamentais: escutar, discernir e atuar

Da redação, com CNBB

Teve início nesta terça-feira, 13, em Bogotá, na Colômbia, o encontro anual de secretários e presidentes do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). De acordo com o cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá e presidente do Celam, esta reunião será centrada em um sermão do Papa Francisco. “São três momentos fundamentais: o primeiro é escutar. O segundo é discernir. O terceiro é atuar, tomar decisões”, explicou.

Cardeal Rubén Salazar / Foto: Celam

O cardeal Salazar Gómez, bispo auxiliar de Morelia, no México, e secretário-geral do Celam, continuou, ao se referir ao primeiro momento do sermão papal, a escuta: “vamos escutar o Senhor. Começaremos (os trabalhos) com a Lectio Divina, ouvindo o que o Senhor tem a nos dizer através da Escritura. Vamos escutar também uns aos outros. Vamos escutar o que o Celam está vivendo neste momento tanto as dificuldades quanto os progressos. E vamos discernir, o que precisamos fazer todos os dias, a respeito do que o Senhor quer de nós. Um discernimento humilde, sereno. E, por fim, descobrir quais as decisões que teremos de tomar”.

Ao final de sua exposição de abertura, o cardeal de Bogotá também disse que o Celam existe para servir a Igreja da América Latina e do Caribe.

Este grupo já havia se reunido em março do ano passado, ocasião em que definiram o seguinte objetivo: “Refletir sobre o caminho pastoral e o missionário do Celam à luz do pontificado da Papa Francisco”. A reunião teve como convidado especial o teólogo latino-americano, padre Gustavo Gutiérrez, que fez uma conferência sobre a “Igreja pobre para os pobres”. A partir da reflexão dele, os secretários e presidentes procuraram encontrar pontos comuns entre as regiões que conformam a América latina e o Caribe para compartilhar e articular experiências significativas na luta contra a pobreza e as propostas pastorais.

No encontro deste ano, além do secretário-geral da CNBB, participam o segundo vice-presidente do Celam, dom José Belisário, arcebispo de São Luis (MA) e o delegado da CNBB junto ao Conselho, dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo