Repercussão

Cardeal Hummes comenta anúncio do Sínodo para a Pan-Amazônia

Anúncio do Papa foi feito antes da oração mariana do Angelus e foi uma grande surpresa, como relata o cardeal

Da redação, com Rádio Vaticano 

O Cardeal Cláudio Hummes, que estava em Roma no momento do anúncio do Sínodo para a Pan-amazônia / Foto: Reprodução Rádio Vaticano

O Cardeal Cláudio Hummes recebeu com surpresa a notícia da convocação da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia feito no domingo, 15, pelo Papa Francisco, antes de ele rezar a oração mariana do Angelus. O Sínodo acontecerá no Vaticano em outubro de 2019.

“Realmente é uma grande surpresa, embora também soubesse que o Papa tinha este desejo muito forte e que ele estava estudando quando ele poderia, em que ano em que data poderia ser”, disse Dom Hummes.

O anúncio do Santo Padre foi feito na Praça São Pedro, após a Missa em que foram canonizados 30 protomártires do Brasil. “Será aqui em Roma, para que o Papa possa estar todos os dias conosco neste Sínodo e possa, assim, repercutir no mundo inteiro a importância da missão na Igreja, dos missionários de tantos séculos, mas sobretudo os atuais, e todo o povo da Amazônia, nós da Igreja no Brasil e dos demais países da Pan-Amazônia”, disse o Cardeal, que estava em Roma no momento do anúncio.

Há vários meses, tem-se cogitado a realização de um encontro do Papa no Vaticano com os bispos de toda a região (constituída por nove países). A meta é avaliar os desafios e buscar respostas comuns para seus mais de 30 milhões de habitantes.

Cardeal Cláudio Hummes é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo