Juventude reunida

No Acre, Igreja reunirá jovens para discutir a realidade juvenil brasileira

No ano em que o Sínodo dos Bispos traz a juventude como tema, jovens se mostram conectados ao tema

Da redação, com CNBB

No Acre, acontece de 10 a 13 de março o XII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude / Foto: CNBB

Em Rio Branco, capital do Acre, acontece no próximo mês de março, de 10 a 13, o XII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Trata-se de uma das organizações que integram o trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento está em sintonia com o Sínodo dos Bispos, que será realizado de 3 a 28 de outubro deste ano e tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O tema do encontro no Acre será “Txai: da seiva da vida, a festa do bem viver” e promoverá diálogos sobre a realidade social, eclesial e da juventude brasileira. Uma primeira reunião já foi organizada e contou com a presença do padre Luiz Ceppi, que atua no Acre há 34 anos, da assistente social Janaina Sales, do ex-presidente do Conselho Nacional da Juventude, Daniel Souza e da coordenadora de projetos do Anchietanum, Vanessa Correia.

O bispo referencial da juventude no Regional Noroeste, Dom Benedito Araújo, e o bispo membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Nelson Francelino, participaram da mesa de abertura. Segundo dom Benedito, o ENPJ além de ser um momento de experiências marcantes é também um marco para a história da Pastoral da Juventude.

No último dia 9, os jovens que participaram do encontro realizaram ações missionárias nas paróquias dos municípios de Rio Branco e do Bujari, no interior do estado. Antes de iniciar o dia missionário, a juventude do ENPJ vivenciou uma breve mística de envio. Os delegados foram divididos em equipes para visitarem 21 espaços de missão, distribuídos entre as paróquias da diocese e a Penitenciária Francisco de Oliveira Conde (FOC).

Francisca Eugênia, 68 anos, acolheu alguns jovens na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia São João Batista, no Bujari, interior do Acre. Segundo ela, acolher essa juventude que vem de diversos lugares do Brasil, conhecendo as realidades locais, é motivo de muita alegria. “Ver jovens levando a Palavra de Deus é a coisa mais linda, pois não vemos muito isso hoje em dia, somente notícias tristes. Então, perceber os jovens nessa caminhada é algo que me chama bastante atenção”, afirmou.

Rota da Vida

Outra ação coordenada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude é o projeto Rota da Vida. Baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”, e no lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), o projeto visa à valorização da vida e combate à violência e tem por objetivo dar mais um passo no aprofundamento da realidade juvenil no Brasil.

O projeto é voltado para educadores, professores, jovens líderes e acompanhantes de crianças e adolescentes. A partir do Mapa da Violência, a Comissão Episcopal para a Juventude, em parceria com as dioceses locais, desenvolverão encontros nessas localidades, que foram escolhidas pelo ranking de índice de mortalidade, e a partir disso, uma nova pesquisa será feita a fim de tabular e responder o seguinte questionamento: como e por qual motivo morre a juventude no Brasil?

Os fóruns/encontros serão realizados nas capitais dos Estados com maior índice de violência juvenil de acordo com o último levantamento feito pela pesquisa citada acima, são eles: Alagoas – Maceió; Natal – Rio Grande do Norte; Ceará – Fortaleza; Sergipe – Aracaju; Maranhão – São Luis do Maranhão; Espírito Santo – Vitória e Goiás – Goiânia.

Os seminários/fóruns nessas cidades contribuirão para uma reflexão mais ampla junto às pessoas que trabalham na educação e no acompanhamento de adolescentes. A primeira edição acontecerá em Macéio no dia 20 de fevereiro. O segundo encontro será em Natal, em 9 de março. Os demais encontros estão sendo agendados de acordo com a disponibilidade das dioceses.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo