Eleições no Celam

Conselho Episcopal latino-americano tem novo presidente

Cardeal colombiano Rubén Salazar Gómez foi eleito para presidir o Celam de 2015 a 2019

Da Redação, com Celam

Cardeal Rubén Salazar / Foto: Celam

Cardeal Rubén Salazar / Foto: Celam

O arcebispo de Bogotá, Colômbia, Cardeal Rubén Salazar Gómez foi eleito presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). A notícia foi anunciada nesta quinta-feira, 14, no site do Celam. A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária do órgão, em andamento na República Dominicana.

Na presidência, Dom Rubén sucederá Dom Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalneplanta, México. Compõem ainda a nova presidência, para o quadriênio 2015 – 2019, o bispo de Mercedes, Uruguai, Dom Carlos Ma. Collazzi, eleito como primeiro vice-presidente, e o arcebispo de São Luís do Maranhão, Brasil, Dom José Belisário da Silva, eleito como segundo vice-presidente.

Dom Belisário é ex-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Assembleia Geral da Conferência, realizada em abril passado, ele já havia sido nomeado como delegado da CNBB junto ao Celam. Como membro delegado, o arcebispo brasileiro exerce, a partir de agora, a função de segundo vice-presidente.

Assista – Dom Belisário fala de sua nova missão junto ao Celam:

O arcebispo de São Luís do Maranhão é natural de Carmópolis (MG). Nascido em 4 de agosto de 1945, estudou Filosofia no Convento São Boaventura de Dalton Filho (RS) e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG). Cursou Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Católica de Minas Gerais. Também tem formação em Espiritualidade Franciscana pela Cefepal de Petrópolis (RJ).

Dom José Belisário da Silva foi ordenado padre em dezembro de 1969. Foi nomeado bispo da diocese de Bacabal (MA) em dezembro de 1999. A ordenação episcopal aconteceu no dia 19 de fevereiro do ano seguinte, em sua cidade natal. O lema escolhido é “Invisibilem tamquam videns” (Como se visse o Invisível). Em 2005, foi nomeado arcebispo de São Luís.

Durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, em 2011, foi escolhido vice-presidente da entidade, compondo a presidência ao lado do arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, eleito presidente na época, e do então bispo prelado de São Félix do Araguaia (MT), Dom Leonardo Steiner, eleito secretário geral e posteriormente nomeado bispo auxiliar de Brasília (DF).

Celam

Fundado em 1955 pelo Papa Pio XII a pedido dos bispos da América Latina e do Caribe, o Celam atua no contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão junto às 22 Conferências Episcopais desde o México até o Chile, passando pelo Caribe. Sua sede fica na cidade de Santa Fé de Bogotá, na Colômbia.

O Celam já foi presidido por um brasileiro: Cardeal Raymundo Damasceno Assis, atual arcebispo de Aparecida e ex-presidente da CNBB, que governou o órgão de 2007 a 2011.

Perfil do Cardeal Salazar

Aos 72 anos, Cardeal Rubén Salazar será o quarto colombiano a ocupar a presidência do Celam. Sua ordenação sacerdotal foi em 20 de maio de 1967 e a sagração episcopal aconteceu em 11 de fevereiro de 1992.

Criado cardeal em 2012 pelo então Papa Bento XVI, Dom Salazar já foi presidente da Conferência Episcopal Colombiana de 2008 a 2011, sendo reeleito para o período de 2012 a 2014. Ele é membro do Conselho Pontifício da Justiça e Paz e da Pontifícia Comissão para a América Latina. Formado em filosofia e teologia, o cardeal colombiano fala quatro idiomas: inglês, latim, alemão e espanhol.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo