Autoridades e socorristas passaram a noite no local para garantir que não havia mais vítimas
Da redação, com Reuters
Um trem descarrilhou na tarde deste domingo, 21, no condado de Yilan, em Taiwan, e deixou 18 mortos e 187 pessoas feridas. Um grupo especial de investigadores foi enviado ao local para identificar e coletar provas, de acordo com Chiang Chen-yu, que responde pelo Escritório de Procuradores do Condado de Yilan.
“As investigações iniciais no local do acidente estão completas. Primeiro, o número de casualidades é a mesma que imaginamos por volta das 5 horas [horário local], e podemos confirmar que não há mais vítimas fatais. Segundo, reunimos um grupo de procuradores que possuem um conhecimento profissional em se tratando de estradas de ferro. As identificações e provas estão sendo coletadas. Terceiro, demos início a um procedimento para devolver os pertences às vítimas. Após recolhermos as provas, as famílias das vítimas podem recorrer aos departamentos competentes para que os pertences sejam devolvidos”, disse a procuradora Chiang Chen-yu.
Os investigadores ainda querem determinar a velocidade do trem que o levou a descarrilhar. As operações de limpeza e resgate no local ainda estão sendo realizadas e contam com três guindastes.
Leia mais
.: Papa expressa solidariedade às vítimas de terremoto em Taiwan
Nas pistas vizinhas ao local do acidente o serviço voltou a funcionar pela manhã. As autoridades ferroviárias, porém, disseram que o serviço só voltará ao normal em três dias.
O presidente da Taiwan, Tsai Ing-wen, visitou o local do desastre nesta segunda-feira, 22, e se encontrou com familiares das vítimas que morreram no acidente. Quatro dois oito vagões saíram dos trilhos, numa linha que é muito utilizada por turistas, segundo as autoridades locais.
Centenas de socorristas e militares trabalharam nos destroços com a ajuda de holofotes para encontrar as vítimas nos destroços, ainda no domingo, 21, à noite. De acordo com a agência de notícias estatal, este foi o pior acidente de trem desde 1981, quando 30 pessoas foram mortas num desastre que aconteceu na região norte da Taiwan.