Durante toda a noite, os jovens que peregrinaram ao Santuário de Schoenstatt, na Alemanha, farão uma Vigília em preparação ao Jubileu deste sábado
Kelen Galvan
Da redação
Na noite desta sexta-feira, 17, os peregrinos reunidos em Schoenstatt, na cidade de Vallendar, Alemanha, reuniram-se na “Arena dos Peregrinos” em uma Vigília em preparação para a grande solenidade deste sábado, 18, dia em que o movimento comemora o centenário de sua fundação.
Logo no começo da cerimônia celebrativa, que deu início à Vigília, cerca de 100 jovens de diferentes países levaram uma Tocha até o palco.
A Tocha abençoada pelo Papa Francisco, foi trazida do Vale de Pompeia, em Roma, pela juventude masculina de Schoenstatt, em uma corrida que durou nove dias e percorreu 1800 quilômetros.
Leia mais
.: TV Canção Nova transmite celebrações dos 100 anos de Schoenstatt
.: Schoenstatt vive 2º dia do Tríduo e expectativa para Vigília
.: Começa Tríduo pelos 100 anos do Movimento de Schoenstatt
Ela representa o “fogo do chamado de Deus” e foi recebida pelos presentes com muito entusiamo. Num ato simbólico, a Tocha acendeu as velas dos presentes até iluminar todo o local da Vigília.
Logo após, jovens de vários países, entre os quais Argentina e Alemanha, deram seu testemunho da vivência da Aliança de Amor.
Pouco depois, os presentes foram motivados a refletir e partilhar em grupos pequenos sobre o que Deus pede ao movimento de Schoenstatt neste tempo, no sentido de serem luz e fogo neste mundo.
Em seguida, fizeram um momento de agradecimento pelos 100 anos de sua fundação e por tantas pessoas que deixaram sua marca neste período.
Para terminar este primeiro momento, os jovens que trouxeram a Tocha a levaram até o Santuário Original, finalizando assim a missão de levá-la até sua origem.
A cerimônia celebrativa foi repleta de gestos simbólicos. Em um segundo momento da noite, centenas de cartas enviadas pelos membros do movimento, com agradecimentos e pedidos, foram queimadas, num sinal de que foram entregues à Nossa Senhora, como um capital de graças.
Dentro do Movimento de Schoenstatt, denomina-se capital de graças a tudo o que com amor é ofertado, ou seja uma contribuição, à Nossa Senhora: sacrifícios, orações, experiências, entre outras coisas. Dessa forma, tudo o que se vive pode tornar-se uma dádiva para os outros.
Com o término da cerimônia, os jovens continuam em Vigília de Oração durante toda a noite, até a Missa do Jubileu dos 100 anos, neste sábado, 18, às 5h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova. A Missa será presidida pelo representante do Papa, Cardeal Giovanni Lajolo.
Veja mais detalhes da vigília em preparação para o centenário de Schoenstatt