Centenário de Schoenstatt

Schoenstatt vive 2º dia do Tríduo e expectativa para Vigília

Durante todo o dia, os peregrinos participam de momentos de oração e workshops, em preparação para a Vigília desta noite

Angela Cabel
Enviada especial à Alemanha

santuario_schoenstatt

Peregrinos em oração no Santuário Original, em Schoenstatt, na Alemanha / Foto: Angela Cabel

O segundo dia do Tríduo em comemoração ao Centenário de Schoenstatt, na cidade de Vallendar, Alemanha, é vivido com muita expectativa pelos peregrinos presentes.

O tema do dia é “Abramos o coração”, em preparação para a Vigília desta noite (às 14h, no horário de Brasília). O momento antecede a grande comemoração deste sábado, 18, dia exato em que o Movimento de Schoenstatt comemora os 100 anos de sua fundação.

Leia mais
.: TV Canção Nova transmite celebrações dos 100 anos de Schoenstatt
.: Começa Tríduo pelos 100 anos do Movimento de Schoenstatt

Na manhã desta sexta-feira, 17, os fiéis participaram de momentos de oração, para oferecer o dia à Nossa Senhora. Em uma só voz repetiam: Tu nos vês, Tu nos amas e precisas de nós. Também hoje!”

Os presentes pediram a Deus a graça da união com o Pai e fundador do movimento, padre José Kentenich, e refletiram uma frase do sacerdote que ainda hoje vibra no coração dos schoesttatianos: “não sería possível que a capelinha de nossa Congregação se tornasse nosso Tabor, no qual se manifestem as glórias de Maria? Sem dúvida, maior ação apostólica não podemos realizar (…) que atrair Nossa Senhora e Rainha a estabelecer aqui de modo especial, o seu trono, distribuir seus tesouros e realizar milagres de graças” (Doc. de Fundação 18.10.1914).

Durante todo o dia, Missas são celebradas em várias línguas nas capelas ao redor do Santuário Original, para que os peregrinos possam participar em seu próprio idioma.

Palestras na Tenda Sociedade / Foto: Angela Cabel

Palestras na Tenda Sociedade / Foto: Angela Cabel

Também acontecem atividades paralelas, como: workshops, mesas redondas, visitas guiadas até o túmulo do padre Kentenich, apresentação de vídeos sobre a espiritualidade de Schoenstatt e testemunhos de encontros com o fundador do movimento.

Outro espaço de destaque para os peregrinos são cinco espaços, chamados de “tendas”, para mostrar frutos concretos da primeira Aliança de amor que o padre Kentenich fez com a Mãe, em diferentes âmbitos: Sociedade, Igreja, Família, Juventude e Pedagogia. Nas tendas, responsáveis por cada um desses ramos expõe os projetos que são desenvolvidos.

Exposição na Tenda Sociedade / Foto: Angela Cabel

Exposição na Tenda Sociedade / Foto: Angela Cabel

Mas o momento central do dia é a Vigília, que começará às 19h (hora local, 14h em Brasília) e se estenderá a noite toda. Trata-se de um convite a renovar o compromisso com o chamado schoenstattiano e um momento no qual os jovens recebem uma importante responsabilidade: “A nossa juventude ficará a noite inteira, o Santuário é deles. Eles são o povo do próximo século do nosso movimento”, explica o reitor do Santuário Original, padre Antônio Bracht.

O reitor explica que, durante a Vigilia, é aguardada a chegada solene da “Tocha” que mais de 100 jovens de diversos países trarão de Pompeia. “É o fogo da missão, é o símbolo da ligação de Pompeia com Schoenstatt, pelos 100 anos”.

A Tocha foi acesa pelo Papa Francisco e, ao chegarem ao local da Vigília, os jovens terão percorrido uma distância de 1800 km, desde Roma, inclusive atravessando os Alpes.

Fotos da Celebração do Centenário de Schoenstatt


Fonte: Site oficial do Centenário  http://schoenstatt2014.org

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo