Resposta

Em retaliação aos EUA, China anuncia novas tarifas sobre produtos

Após Trump anunciar tarifas sobre bens chineses, país resolveu penalizar norte-americanos com taxas similares

Da redação, com Reuters

A China anunciou nesta quarta-feira, 4, medidas que visam retaliar os planos da administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de adotar tarifas sobre 50 bilhões de dólares em bens chineses. O país anunciou uma lista de taxas similares sobre importações dos Estados Unidos como soja, aviões, carros, carne e produtos químicos.

A disputa entre os dois países está ficando cada vez mais acirrada: a China levou menos de 11 horas para responder as medidas anunciadas por Trump ― o que levou a uma forte liquidação nos mercados acionários e de commodities.

O presidente estadunidense, porém, negou que as medidas correspondam a uma guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo. “Não estamos em uma guerra comercial com a China, essa guerra foi perdida há muitos anos pelas pessoas tolas, ou incompetentes, que representavam os EUA”, escreveu Trump no Twitter.

Os investidores, por sua vez, questionam-se até onde uma das piores disputas comerciais em muitos anos pode ir. “O pressuposto era de que a China não responderia agressivamente demais e evitaria aumentar as tensões. A resposta da China é uma surpresa para algumas pessoas”, disse Julian Evans-Pritchard, economista sênior da Capital Economics, lembrando que nenhum dos dois lados falou ainda em aplicação das tarifas.

Os bens fabricados nos Estados Unidos que aparentemente enfrentam sobretaxas na China, com base em uma análise da lista de Pequim, incluem carros elétricos da Tesla, automóveis Lincoln da Ford, jatos Gulfstream fabricados pela General Dynamics e o uísque Jack Daniel’s da Brown-Forman Corp., incluindo a soja, automóveis e aviões, no valor de US$ 50 bilhões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo