Represália

Em retaliação, governo russo expulsa 60 diplomatas norte-americanos

Além disto, o governo russo ainda anunciou fechamento do consulado norte-americano na segunda maior cidade russa

Da redação, com Ansa

Ministro russo das Relações Exteriores, Serghei Lavrov / Foto: Sergei Karpukhin – Reuters

A Rússia anunciou nesta quinta-feira, 28, a expulsão de 60 diplomatas dos Estados Unidos como medida de retaliação à mesma decisão tomada pelo presidente estadunidense, Donald Trump. Além disso, o governo russo determinou o fechamento do consulado norte-americano em São Petersburgo, segunda maior cidade russa.

“Neste momento, o embaixador dos Estados Unidos, Jon Huntsman, foi convidado ao nosso Ministério, em que meu vice, Serghei Riabkov, está expondo o conteúdo da resposta contra os Estados Unidos. Isso inclui a expulsão de diplomatas e a decisão de revogar o consentimento para o funcionamento do consulado geral de São Petersburgo”, disse o ministro russo das Relações Exteriores, Serghei Lavrov.

Os afetados pela medida têm até 5 de abril para voltar aos Estados Unidos. Na segunda-feira, 26, a Casa Branca havia anunciado a expulsão de 60 diplomatas da Rússia e o fechamento de seu consulado em Seattle como retaliação pelo envenenamento do ex-espião Serghei Skripal, em Salisbury, no Reino Unido. Outros 26 países, a maioria europeus, também expulsaram diplomatas russos.

Segundo Lavrov, Moscou tomará as mesmas medidas em relação a essas nações. “Em relação a outros países, tudo será recíproco no que diz respeito ao número de pessoas que irão embora das missões diplomáticas na Rússia”, declarou.

Skripal teria sido envenenado no início de março com o agente químico novichok, de criação soviética, e segue internado em estado grave. Sua filha, Yulia, também havia sido atingida, mas o Reino Unido informou nesta quinta-feira, 29, que ela está fora de perigo. O ex-espião era agente duplo dos serviços secretos russos e britânicos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo