SANTA SÉ

Dom Fisichella apresenta projetos para o Jubileu de 2025

Em coletiva de imprensa, representantes do Dicastério para a Evangelização falaram sobre objetivos já alcançados e do planejamento para o Ano Santo que está por vir

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Dom Graham Bell (à esq.) e Dom Rino Fisichella (à dir.) participaram de coletiva de imprensa sobre o Jubileu de 2025 / Foto: Reprodução Vatican Media

A Santa Sé promoveu nesta terça-feira, 9, uma coletiva de imprensa com representantes do Dicastério para a Evangelização sobre os objetivos alcançados e os projetos do Jubileu de 2025. Estiveram presentes, na sala de imprensa, o prefeito da seção para as questões fundamentais de evangelização no mundo, Dom Rino Fisichella, e o subsecretário, Dom Graham Bell.

Dom Fisichella iniciou a coletiva relembrando a carta que recebeu do Papa Francisco, em fevereiro do ano passado, em que o encarregando do Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização, órgão responsável por organizar o Jubileu de 2025. Os Jubileus são anos santos promovidos pela Igreja a cada 25 anos (mas que podem ser convocados extraordinariamente). São tempos de reconciliação e conversão, de solidariedade e empenho pela justiça a serviço de Deus e dos irmãos.

Também foi recordada a reunião entre representantes da Santa Sé e do governo italiano, da região do Lazio e da cidade de Roma, em 19 de abril deste ano. Assim, foi instituído um comissário do governo e a Agência Jubileu de 2025. O Vaticano propôs alguns projetos para acolher os peregrinos, e foi criada uma série de “mesas” programáticas e operacionais para verificar as questões típicas de um eventos deste porte.

Organização das atividades

Iniciou-se então a apresentação de objetivos já alcançados na preparação para o Jubileu de 2025. Nos últimos meses, foram criadas quatro comissões e um comitê técnico que apoiam o Dicastério na definição do programa geral. As comissões são: pastoral, cultural, para a comunicação e ecumênica.

Destacando a comissão cultural, Dom Fisichella explicou que ela “contribui para o desenvolvimento de atividades culturais de vários gêneros, (…) que irão complementar e enriquecer a experiência espiritual dos peregrinos”. Entre as atividades previstas, está a exposição de obras do pintor El Greco em setembro, a primeira grande mostra cultural do Jubileu. A ideia é que “estas manifestações sejam gratuitas, de forma a favorecer a participação dos cidadãos na contemplação da beleza que permite uma melhor relação com a cidade e as pessoas”, falou o prefeito.

As atividades, contudo, não serão restritas a Roma; pelo contrário, existe o objetivo de envolver as dioceses de todo o mundo. Neste contexto, já aconteceram encontros com 212 delegados de dioceses italianas e 90 representantes de conferências episcopais de todo o mundo, “com o objetivo de criar uma conexão entre o Dicastério e as autoridades locais, envolvendo diretamente as realidades locais”, contou Dom Fisichella.

Pedidos do Papa

A pedido do Papa Francisco, o ano de 2023 está sendo dedicado a redescobrir as quatro constituições do Concílio Vaticano II (Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes), cuja abertura completa 60 anos. Neste sentido, o Dicastério publicou uma série de 35 volumes, chamada de “Cadernos do Concílio”, “para ajudar as Igrejas locais nos seus itinerários de formação catequética, humana e sobretudo cristã, e dar a possibilidade aos mais novos de conhecer e redescobrir os conteúdos centrais do Concílio”, anunciou o prefeito. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já deu início à tradução para o português, assim como outras conferências episcopais para seus idiomas.

“Cadernos do Concílio” ajudarão a retomar pontos importantes do Concílio Vaticano II e apresentá-los aos mais jovens / Foto: Reprodução Vatican Media

Leia também
.: Papa ao Jubileu de 2025: preparação com fé, esperança e caridade

.: Papa convida a todos a se prepararem para o Jubileu 2025

Também a pedido do Santo Padre, em 2024, o foco será a oração. Está sendo estudada a possibilidade de criar uma “Escola da Oração” e itinerários sobre este grande tema. “Além disso, para viver este ano da melhor maneira, o Dicastério publicará uma série de instrumentos chamados ‘Notas sobre a oração’, para recolocar no centro a nossa relação com o Senhor”.

Símbolos do Jubileu

Em relação ao lema do Jubileu de 2025, “Peregrinos da Esperança”, o purpurado destacou os elementos que compõem o logo apresentado em 28 de junho do ano passado. “Representa a humanidade que vem dos quatro cantos da terra no ato de abraçar a Cruz. A cruz tem a forma de uma vela, um dos sinais da Esperança Cristã que carrega consigo a certeza da vitória do bem sobre o mal. Uma vela que prevalece sobre o mar agitado das preocupações da vida. A cruz termina em forma de âncora, outro símbolo de esperança que traz confiança e segurança na vida”.

Também foi anunciado o vencedor do concurso do Hino do Jubileu de 2025. Ao todo, participaram 270 pessoas de 38 países diferentes. O texto, que seria musicado, foi escrito pelo teólogo e musicólogo professor Pierangelo Sequeri. As partituras foram apresentadas de forma anônima a uma comissão internacional em abril deste ano, e a proposta musical selecionada foi do maestro Francesco Meneghello, de Mantova, Itália.

Jubileu digital

Após as exposições feitas por Dom Rino Fisichella, foi a vez de Dom Graham Bell abordar o site e o aplicativo oficial do Jubileu de 2025. O portal estará disponível para todos a partir desta quarta-feira, 10, no endereço www.iubilaeum.2025.va. A partir de setembro, já será possível realizar a inscrição para a peregrinação à Porta Santa e para os eventos jubilares.

Entre os recursos oferecidos, está organizar a própria rota de peregrinação, além de três propostas já sugeridas: a tradicional rota de São Filipe Néri pelas sete igrejas, a peregrinação destinada às igrejas destinadas às mulheres doutoras da Igreja e padroeiras da Europa e o itinerário europeu, com 28 igrejas relacionadas a 27 países europeus, além da igreja que representa a União Europeia.

Também a partir de setembro estará disponível a Área do Peregrino e o aplicativo oficial do Jubileu. Na Área do Peregrino, acessível após a efetivação da inscrição, é possível gerar o Cartão do Peregrino, em versão digital. O Cartão conta com um QR code pessoal que dá acesso aos eventos jubilares. Já o aplicativo “permitirá ao peregrino receber rapidamente informações sobre o Jubileu, facilitará o processo de inscrição e agilizará a organização de peregrinações internas na cidade, além de permitir a comunicação direta entre o peregrino e o Dicastério” explicou Dom Graham Bell.

Site do Jubileu de 2025 contará com área para inscrição a partir de setembro deste ano / Foto: Reprodução Vatican Media

Calendário e programação

Dom Rino Fisichella falou também sobre o calendário jubilar. O prefeito detalhou que para ter a data de abertura e encerramento do ano jubilar, é necessário esperar o dia 9 de maio de 2024, quando se celebra a Festa da Assunção, quando tradicionalmente é publicada a Bula de Convocação do Jubileu. No dossiê que prepararam, são listados apenas os “grandes eventos jubilares”, que atraem multidões de peregrinos a Roma, mas é recordado que ainda há muitas outras manifestações jubilares.

Por fim, foi anunciado que no próximo dia 1º de junho será inaugurado o Centro de Peregrinos – InfoPoint, ponto de referência para todos que desejarem mais informações sobre o Jubileu de 2025, como notícias sobre a preparação, organização de peregrinações e voluntariado. Na sequência, o prefeito recordou o que o Papa Francisco escreveu: “Devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com a mente aberta, o coração confiante e a visão ampla”.

“Todos desejamos que o anúncio da esperança, que vem do próximo Jubileu, seja real, concreto e tangível, através de tantos sinais de solidariedade que ajudem a recuperar um olhar mais sereno e confiante nas relações pessoais e interpessoais, contribuindo para um mundo mais humano e a uma transmissão da tradição viva da nossa fé de geração em geração”, concluiu Dom Rino Fisichella.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo