Diálogo Inter-religioso

Em Roma, encontro entre hindus e cristãos destaca a fraternidade

Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, Fórum Hindu da Europa,União Hindu Italiana e Conselho Mundial de Igrejas foram os organizadores do evento

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Santa Sé / Foto: Arquivo

Cerca de cinquenta e cinco participantes representantes das tradições religiosas cristãs e hindus na Europa reuniram-se em Roma para um encontro sobre o tema “Hindus e cristãos na Europa: construindo juntos um ‘novo humanismo baseado na fraternidade’”. O encontro, que foi o primeiro do gênero, aconteceu nesta terça-feira, 2, e foi organizado pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso em colaboração com o Fórum Hindu da Europa, a União Hindu Italiana e o Conselho Mundial de Igrejas.

Os participantes refletiram sobre a mudança na dinâmica do relacionamento hindu-cristão na Europa e vislumbraram as formas de aumentar a cooperação em questões que promovam o florescimento humano através do diálogo inter-religioso, solidariedade e hospitalidade.

Foi reconhecido que o conceito hindu de Vasudhaiva Kutumbakam (o mundo inteiro é uma família) e a Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco servem como bússolas para guiar hindus e cristãos em direção a um “novo humanismo”, em uma Europa cada vez mais intercultural e inter-religiosa. Os participantes também tiveram hoje a oportunidade de participar da Audiência Geral do Santo Padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo