window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Muticom

Dom Celli: Pela tecnologia a CN deve levar Deus ao homem

Refletindo sobre "a Igreja e o desafio das novas tecnologias da mídia na evangelização", o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, esteve presente no Mutirão de Comunicação (Muticom), em Porto Alegre (RS) no último dia 7, onde concedeu uma entrevista ao cancaonova.com sobre as grandes possibilidades que as novas tecnologias oferecem à Igreja. O arcebispo também destacou que, embora a internet ofereça às pessoas a possibilidade de ampliar relacionamentos, nela também se encontram conteúdos que desrespeitam a dignidade humana. E pediu aos meios para que sejam cautelosos.

Sobre o trabalho de evangelização realizado pela Comunidade Canção Nova através das mídias sociais, ele destacou sua preocupação com o homem jovem de hoje que está procurando o sentido da sua própria vida e salientou que a tarefa da Igreja não deve ser apenas saber aplicar as novas tecnologias, mas comunicar a Palavra de Deus, pois é dela que o homem está realmente sedento, faminto.

Acompanhe a entrevista:

Num artigo publicado no L’Osservatore Romano, o senhor afirmou em relação as Novas Tecnologias, que essas realidades possuem “grandes possibilidades e grandes limites”. Qual seria a principal possibilidade e qual o maior limite?

No ano passado, o Santo Padre, em sua mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais, destacou que as novas tecnologias dão início a novos relacionamentos. Sem dúvidas, essas tecnologias oferecem às pessoas a possibilidade de ampliar o relacionamento com outros homens e mulheres, porque, hoje em dia, você pode ter amigos virtuais no mundo inteiro.

O próprio Papa Bento XVI destacou também, na última mensagem deste ano, o quanto a internet nos oferece a possibilidade de anunciar a Palavra para todo o mundo. Mas há limites, pois conteúdos que não respeitam a dignidade do homem e da mulher, em várias dimensões, são possíveis de serem achados tranquilamente na internet. E com isto precisamos ser cuidadosos.

Eu acredito que, neste aspecto, é preciso considerar a existência de uma dimensão ecológico-humana. O que eu quero dizer? Que hoje em dia estamos muito preocupados com o ar que respiramos, com a água que bebemos.. mas por quê? Porque temos inquinado o que foi criado. No mundo inteiro há uma profunda sensibilidade, uma atenção particular sobre a ecologia. Tanto é verdade que o própio  Bento XVI falou para a Jornada Mundial da Paz, em 1º de janeiro de 2010, sobre a responsabilidade do cristão e do homem diante do “criar”. No entanto, existe outra ecologia: a dos valores humanos. Assim, preferimos destacar os aspectos positivos das novas tecnologias, porque elas nos dão grandes oportunidades de divulgar as mensagens que temos nas mãos.

Este ano o Papa refletiu sobre o sacerdote na mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações. O sacerdote, que é o animador de uma pastoral no mundo digital, precisa fazer também com que, neste mundo, ressoe a Palavra para que os homens, frequentadores deste grande caminho do cyber espaço, compreendam que Deus está perto.

A Canção Nova faz uso das Novas Tecnologias e entre as diversas ferramentas utilizadas está o Second Life. Mas inúmeras são as críticas a esse trabalho. Como o senhor avalia a ação evangelizadora nesta ferramenta?

Eu conheço a Canção Nova e a parabenizo pelo trabalho que realiza. Acho que não basta estar simplesmente preparado para usar as novas tecnologias, mas também é preciso aprofundar no nosso coração qual é a mensagem que precisamos levar e o que significa comunicação dentro da Igreja. A humanidade, hoje em dia, está desorientada, está em busca de algo que dê sentido a sua vida e esta é a grande tarefa. Eu acredito que, dependendo do momento da vida da humanidade, Deus aparece e se apresenta com aspectos particulares. O homem está agoniado, cansado, tem dificuldades para caminhar nesta vida. Acredito que a mensagem forte dada a nós pela Palavra de Deus é: “Eu estou contigo, eu ando ao teu lado”. Lembrem-se do conceito do Emanuel, o Deus Conosco. São Paulo quase gritava: “Quem nos separará do amor de Deus?”. Através dos nossos meios, precisamos nos lembrar do quanto Deus ama o homem de hoje, o quanto Ele está perto dele e como o Senhor nos ajuda a encontrar o sentido profundo da vida. É esta a tarefa dos meios de comunicação que estão gestados, guiados pelas mãos dos discípulos do nosso Senhor.

Penso que vocês da Canção Nova deveriam dar uma mensagem de alívio e coragem; vocês precisam dizer ao homem de hoje que Deus está perto e o ama apaixonadamente. A tarefa não é apenas saber aplicar as novas tecnologias, mas dizer, comunicar aquilo de que o homem está sedento, faminto: a Palavra de Deus. Eu fico pensativo, ouvindo as palavras do Papa, mas é a própria palavra de Deus que me diz da necessidade de caminhar com os homens. Vocês talvez se lembrem de quando o Papa falou de uma “diaconia da cultura”. O que é esta diaconia senão caminhar com o homem de hoje?

Eu não diria que a internet é uma coisa terrível; ela é boa, mas limitada. Às vezes, há meios que pensam apenas em um tipo de faixa etária da população, e isto é muito positivo. Mas eu penso no homem jovem de hoje que está procurando o sentido da sua própria vida. Eu acredito que é nisso que precisamos caminhar, estar presentes, aprender a entrar num diálogo existencial com esses jovens. Imagino um homem que concluiu os seus estudos, mas tem dificuldades para achar um emprego; ou que, depois de se casar, deparou-se com os problemas da vida familiar. Quem dialoga com ele? Quem dá a este homem a possibilidade de escutar uma Palavra que salva, que dá vida e alegria?

Eu gosto muito de um texto do apóstolo São Paulo quando ele diz: “Nós somos colaboradores da vossa alegria”. Eu acredito que a Canção Nova tem como grande tarefa dizer a si mesma e aos homens: “Nós somos colaboradores da vossa alegria”. A vida, principalmente quando começamos a entrar numa contínua responsabilidade, não tem muitíssimos momentos de alegria.  Creio ser esta a tarefa de um meio de comunicação católico. Assim descobriremos qual é a pastoral no mundo digital, na nova cultura digital que tem sido criada pelos novos meios de comunicação.

O que o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais tem elaborado para que a mensagem do Papa “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra” seja cumprida em todos os continentes?

A mensagem do Papa desse ano não está dirigida somente aos sacerdotes, mas toda Igreja quer encarar este tema. Como vocês sabem, este é o ano sacerdotal, e eu acredito que o Santo Padre quer fazer com que a mensagem das comunicações deste ano estejam centradas, a fim de que os sacerdotes sejam anunciadores apaixonados da Palavra. Então, devemos fazer com que esta Palavra ressoe grandiosamente em todos os contextos do mundo digital de hoje, para que cada homem possa encontrar-se com a Palavra. Eu confesso que, depois das novas tecnologias, será necessário encontrar uma comunidade verdadeira, porque um computador não pode substituir uma comunidade. Será uma grande tarefa. Precisamos ter comunidades capazes de acolher e de ajudar os homens de hoje a caminhar, redescobrindo o sentido da vida.

Leia mais
.:
Muticom reflete sobre a comunicação na era digital
.: Sem um coração apaixonado por Jesus não se comunica nada, diz Dom Celli
.: Comunicação deve combater injustiça, diz representante do Vaticano


Conheça as ferramentas de tecnologia da Canção Nova

Concluídas:

WebTVCN
Mashup
WikiCN
Gente de fé
BlogCN
Mobile
Podcast
Cadastro de Paróquias e Capelas
SecondLife
Iphone

:: Saiba mais sobre essas ferramentas já concluídas

Em desenvolvimento:

Plug4life
Rede Bem-te-vi
EAD (Ensino à Distância)
Fórum
CNGames
ChatCN

 


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo