window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Muticom

Comunicação deve combater injustiça, diz representante do Vaticano

"A comunicação é um fator importante que pode contribuir para uma maior equidade ou, pelo contrário, perpetuar estruturas de injustiça e violência, produtos de ideologias e prejuízos, que escravizam o ser humano", destacou o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.

O representante do Vaticano fez o alerta na abertura do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe (Muticom), na tarde desta quarta-feira, 3, em Porto Alegre (RS). Dom Celli falou que "a sociedade espera dos comunicadores atitude e compromisso, e deve ser exigente na cobrança".

Diante disso, o arcebispo disse que o Mutirão de Comunicação é uma ocasião para realizar uma autoavaliação "sobre nosso serviço e testemunho como comunicadores católicos" dentro e fora da Igreja.

Dom Celli comentou que o objetivo do Mutirão é "impulsionar uma comunicação mais justa, solidária e pacífica. Uma comunicação em sintonia com o plano de Deus no mundo, seguindo as linhas mestras da missão continental traçadas pelos nossos bispos na Conferência de Aparecida".

Ao recordar trechos da Encíclica "Caritas in Veritate", do Papa Bento XVI, e do documento de Aparecida, Dom Celli disse que a comunidade cristã deve ser um espaço onde os valores do Reino sejam vividos de maneira efetiva.

Ele enfatizou que a primeira tarefa do comunicador é calar e escutar, só assim poderá contemplar em profundidade o mistério divino e cumprir o seu dever: facilitar o encontro com Deus, vocação de toda pessoa, a razão de ser da Igreja.

O arcebispo destacou alguns números comparativos da comunicação no Brasil e no continente africano. "No Brasil, há 180 rádios católicas que atuam levando a boa nova de norte a sul. Em todo o continente africano, porém, existem pouco menos de 200 rádios. Esse é um problema que nos inquieta profundamente", lamentou.

Ao término, Dom Celli destacou o novo portal intermirifica.net, criado para favorecer os vínculos de comunhão entre os meios de comunicação.

Leia mais
.: Preparação ao Muticom mobiliza dioceses

.: CNBB entrega prêmios de comunicação no Mutirão de Comunicação

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo