Querido Irmão no Episcopado e queridos irmãos no Sacerdócio,
Senhor Prefeito e Vereadores,
Senhoras e Senhores!
Estou muito feliz de receber o título de cidadão honorário da cidade de Romano Canavese, a que sou ligado por laços de afeto. Em primeiro lugar, porque é o lugar de origem de meu caríssimo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, que conheço e estimo há muitos anos, especialmente desde que me tornei prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. A ele desejo renovar o meu vivo reconhecimento pelo precioso serviço à Santa Sé. Também porque eu mesmo, em 19 de julho do ano passado, tive a alegria de visitar o vosso país e me encontrar com o povo trabalhador de Canavese. Dirijo a cada um de vós a minha cordial saudação, especialmente ao Bispo de Ivrea, Dom Arrigo Miglio, e ao prefeito, senhor Oscar Ferrero, a quem agradeço as amáveis palavras que me quis dirigir em nome da Câmara Municipal e da população.
A atribuição da cidadania honorária atesta a estima, a proximidade e o afeto que nutris por mim; com tal gesto, em certo sentido, vós quereis me acolher na grande família de Romano Canavese, embora minha presença não possa ser física, mas é certamente cordial e paterna. Me sentirei, de qualquer modo, parte de vossa gloriosa história, que lança raízes no século II depois do nascimento de Cristo e teve momentos de particular importância, principalmente na Alta Idade Média e do século XIX. Mas o que caracteriza Romano Canavese é sobretudo uma longa história de fé, que inicia no sangue dos mártires, entre os quais São Solutore, e chega até os nossos dias. Nesta ocasião, renovo o convite a preservar e cultivar os valores autênticos da vossa tradição e cultura, que se radicam no Evangelho. Em particular, o testemunhar com empenho renovado a fé no Senhor crucificado e ressuscitado, a devoção à família, o espírito de solidariedade. Tenhais sempre confiança em Deus, que não abandona seus filhos e está próximo, com sua bondade solícita, a quantos se esforçam pelo bem, a paz e a justiça.
Caros amigos, ao renovar os meus sentimentos de gratidão, invoco sobre cada um de vós, vossas famílias e sobre todos os cidadãos a intercessão da Beata Virgem Maria e dos Santos Padroeiros, para que continuem a proteger e orientar vossa comunidade. Com afeto, concedo a cada um de vós e vosso concidadãos uma especial Bênção Apostólica.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com