Pedido do Papa

Dia de Jejum e Oração pela Paz mobiliza Igreja no Brasil e no mundo

Convite do Papa para a realização de um Dia de Jejum e Oração pela Paz aconteceu no Ângelus do primeiro domingo de fevereiro

Da redação

Dia de Jejum e Oração pela Paz terá intenção especial pela República do Congo, Sudão do Sul e Síria /Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

A pedido do Papa, a Igreja faz nesta sexta-feira, 23, Dia de Jejum e Oração pela Paz, em especial pela República do Congo, Sudão do Sul e pela Síria. O convite de Francisco aconteceu no Ângelus do primeiro domingo, 4, deste mês e mobilizou católicos do mundo todo. “O nosso Pai Celestial sempre escuta os seus filhos que clamam a Ele na dor. Vamos oferecer-lhes hoje um Dia de oração e jejum pela paz”, twittou hoje o Santo Padre. 

Segundo o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o dia vai ao encontro da Campanha da Fraternidade 2018 do Brasil, cujo tema é “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”.

“Foi uma feliz coincidência e nós consideramos que este é um momento de vivenciar o tema e o lema da Campanha da Fraternidade”, afirmou Dom Sérgio em matéria publicada no site da CNBB. O cardeal refletiu sobre as situações de violência no país e as consequências das mesmas às famílias e grupos fragilizados. Para Dom Sérgio, é urgente a oração e jejum pela superação da violência.

Iniciativas no Brasil

Em conformidade com toda a Igreja, as arquidioceses e dioceses do Brasil promoverão momentos de oração para os fiéis. Na Arquidiocese de Brasília a programação na Catedral Metropolitana de Brasília é de um Terço dos Homens, oração da Via Sacra, Celebração Eucarística presidida por Dom Sérgio, adoração ao Santíssimo Sacramento, e uma benção especial aos presentes.

A Arquidiocese do Rio também está mobilizada para o Dia de Jejum e Oração pela Paz. Cada paróquia tem uma programação, sendo parte delas transmitida pela Rádio Catedral, como o Terço Mariano no Largo da Carioca, o Terço da Misericórdia na Paróquia Nossa Senhora da Paz, e a Hora Santa na Paróquia Pai Eterno e São José.

No Santuário do Pai das Misericórdias localizado na Canção Nova em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, o pedido do Papa será colocado nas intenções de oração das cinco celebrações eucarísticas e da via sacra, ambas realizadas no local. O Santuário Nacional de Aparecida também participará do Dia de Jejum e Oração pela Paz, tendo como ponto alto da programação uma celebração pela paz, às 14h, na Capela do Santíssimo Sacramento, localizada no interior da Basílica.

“Nós temos as situações que o papa recordou, mas ele quer incluir neste dia o conjunto da humanidade que passa por tantos conflitos e tantas situações de violência e nós do Brasil, em plena Campanha da Fraternidade, com mais razão ainda, queremos acolher e vivenciar essa proposta do papa Francisco para nossa vivência quaresmal”, concluiu Dom Sérgio da Rocha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo