Retorno ao Vaticano

Termina o retiro espiritual para o Papa e a Cúria Romana

Antes de retornar ao Vaticano, Francisco agradeceu ao padre português que realizou as pregações nesses cinco dias de retiro

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Terminou nesta sexta-feira, 23, os exercícios espirituais, o tradicional retiro para o Papa e a Cúria Romana neste tempo quaresmal. Eles estavam reunidos na Casa Divino Mestre, em Ariccia, cidade próximo a Roma, desde o último domingo, 18, em momentos de oração e reflexão conduzidos pelo padre José Tolentino de Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Pontifício Conselho da Cultura.

“Gostaria de agradecer, em nome de todos, por este acompanhamento nestes dias, que hoje se prolongarão com o dia de jejum e oração pelo Sudão do Sul, o Congo e também a Síria”, disse o Santo Padre em agradecimento ao padre Tolentino.

Francisco agradeceu pelas reflexões que falaram da Igreja e fizeram os participantes sentir a Igreja, advertindo-os a não diminuir este pequeno rebanho às mundanidades burocráticas. No retiro, também recordou-se que a Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo, que voa e trabalha também fora. “Com as citações e as coisas que o senhor nos disse, nos fez ver como trabalha nos não crentes, nos ‘pagãos’, nas pessoas de outras confissões religiosas: é universal, é o Espírito de Deus, que é para todos”, disse.

“Obrigado, padre. E continue a rezar por nós. Como dizia a mãe superiora às irmãs: ‘Somos homens!’, pecadores, todos. Obrigado, padre. E que o Senhor o abençoe”, concluiu Francisco.

Com o fim do retiro, o Santo Padre retorna ao Vaticano e retoma sua agenda de compromissos, que estavam suspensos desde domingo passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo