06/01

Dia da Infância Missionária é celebrado hoje

Ofertas recolhidas na Igreja no Dia da Infância Missionária são destinadas a projetos nessa área em todo o mundo

Da Redação, com Rádio Vaticano

Crianças reunidas com o Papa no Vaticano / Foto: L'Osservatore Romano

Crianças reunidas com o Papa no Vaticano / Foto: L’Osservatore Romano

Nesta quarta-feira, 6, junto com a Solenidade da Epifania, celebra-se também o Dia da Infância Missionária. As ofertas recolhidas em todas as igrejas nesta ocasião serão destinadas a projetos em todo o mundo. O tema escolhido para este ano é: “Pobres como Jesus”.

“Antes de tudo se deseja ensinar a olhar para Jesus, que também nestes dias contemplamos na pobreza de Belém, mas também para a condição de tantas crianças do mundo”, explicou o diretor das Pontifícias Obras Missionárias para a Itália, padre Michele Autuoro.

A data surgiu por inspiração de um bispo francês na metade do século XIX. Ao ter acesso às cartas de tantos missionários da China, ficou tocado com a condição de tantas crianças, com a pobreza delas e teve esta intuição de envolver as crianças para serem solidárias com outras crianças no mundo e ao mesmo tempo educar as crianças para a missionaridade. A data foi instituída oficialmente em 1950 pelo Papa Pio XII, separadamente do Dia Mundial das Missões.

Segundo padre Michele, escolheu-se celebrar a data no dia da Epifania porque o protagonista da festa é sempre o Menino Jesus e também há o simbolismo dos presentes dados pelos Reis Magos. “De fato, todos os povos são chamados a reconhecer Jesus como Rei, o Senhor”.

O sacerdote explicou ainda que tudo o que é recolhido nesse dia é destinado a um fundo universal de solidariedade e, por meio das Pontifícias Obras Missionárias, são indicados os projetos a serem ajudados. “Certamente, neste momento, as crianças onde existem conflitos em andamento são sempre aquelas que têm maior necessidade”, informou.

Palavras do Papa

O Papa Francisco recordou a data comemorativa no Angelus de hoje. “Uma festa das crianças que, com as suas orações e os seus sacrifícios ajudam seus coetâneos mais necessitados fazendo-se missionários e testemunhas de fraternidade e de partilha”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo