INFÂNCIA MISSIONÁRIA

“Campanha dos Cantores da Estrela” tem tema voltado para Amazônia

Realizada desde 1959, iniciativa de caridade é a maior do mundo realizada de crianças para crianças, contribuindo com projetos para menores em todo o globo

Da Redação, com Agência Fides

Crianças vestidas como os Reis Magos se apresentam ao Papa Francisco durante celebração da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, nesta segunda-feira, 1º / Foto: REUTERS/Remo Casilli

Neste ano, o tema da Campanha “dos Cantores da Estrela” (“Die Sternsinger”, em alemão) terá como tema “Juntos pela nossa Terra: na Amazônia e no mundo”. Trata-se da maior iniciativa solidária feita por crianças para crianças no mundo, e está ligada à Pontifícia Obra da Santa Infância em Roma.

Com esta temática, as crianças e os jovens da Alemanha buscam chamar a atenção para a importância de defender o meio ambiente e as culturas do mundo inteiro. A destruição causada por incêndios, desmatamentos e exploração de recursos naturais ameaça o sustento das populações indígenas dos países sul-americanos da Amazônia, colocando em risco também a cultura de cerca de 400 grupos étnicos.

O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias na Alemanha, padre Dirk Bingener, explica que o objetivo da campanha é recordar o direito das crianças de crescer em um ambiente intacto e saudável. “Estamos cientes de que todos devem assumir as suas responsabilidades em defesa da nossa Casa comum”, afirma.

O religioso aponta para alguns indicativos negativos, que revelam a urgência do tema. Ele cita que “a bacia amazônica enfrenta a pior seca dos últimos 122 anos”, com níveis de água extremamente baixos e temperaturas muito altas. “Esta é, mais uma vez, a prova de que a terra só terá futuro se todos os homens aprenderem a preservar a Criação de Deus e a viver em harmonia com a natureza”, alerta o padre Bingener.

A Campanha

Todos os anos, antes da celebração da Epifania do Senhor, os “Cantores da Estrela”, crianças membros da Infância Missionária, batem às portas dos lares cristãos alemães. Vestidas com trajes dos três Reis Magos e com a Estrela, elas levam de casa em casa bênçãos às famílias, coletando doações para as crianças que mais sofrem.

A “Campanha da Epifania” teve seu início em 1959. Com seu crescimento, ela se tornou a maior campanha de solidariedade realizada por crianças para as crianças no mundo. Elas contribuem com projetos para menores na África, América Latina, Ásia, Oceania e Europa Oriental. Neste mesmo contexto, a Pontifícia Obra da Santa Infância utiliza seus fundos para apoiar projetos em todo o planeta, nos setores da educação, saúde, pastoral, nutrição e integração social.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo