Iniciativa

Com aumento da violência, bispos do RJ organizam "Fórum Paz no Rio"

Iniciativa acontecerá na próxima terça-feira, 17, nas plataformas digitais do Regional Leste 1 da CNBB

Da redação, com Regional Leste 1 da CNBB

/ Foto: ckturistando via Unsplash

A crescente onda de violência no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo nas cidades pertencentes à Região Metropolitana, levou os arcebispos e bispos a se pronunciarem com uma mensagem em conjunto. O texto foi publicado em maio deste ano.

Percebendo que somente essa fala inicial não seria insuficiente, os líderes da Igreja Católica decidiram criar um espaço permanente para debater essa temática: o Fórum Paz no Rio.

Leia também
.: Papa: nenhum povo pode alcançar a paz e a segurança sozinho

“A paz é um valor constantemente ameaçado em várias partes do mundo e, concretamente, na região metropolitana do Rio. Com o desejo de criar espaços de diálogo sobre o importante tema da paz e sobre a colaboração de todos para uma sociedade aberta para a construção de um tempo novo de paz, estamos propondo iniciar, através do Fórum Paz no Rio, algumas atividades para o fomento da cultura da paz”. É o que afirmou o vice-presidente do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade da Silva.

Motivos dessas iniciativas

O também signatário do manifesto e da criação do Fórum Paz Rio, Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, explica o motivo dessas iniciativas. “Constatamos que “na região metropolitana do Rio de Janeiro, o povo das comunidades tem presenciado muitas cenas de violência, inclusive com vítimas, e nossas crianças, infelizmente, já se acostumam com um clima de crueldade ao redor.”

Leia também
.: Papa: a paz se faz com humildade, doçura e magnanimidade

Diante desses fatos, os bispos irão continuar colaborando com as autoridades do Estado e dos municípios da região metropolitana. O Objetivo é buscar caminhos para colocar um ponto final a qualquer tipo de violência contra o nosso povo.

Segundo o cardeal, a Igreja é “perita em humanidade”. “Ela anuncia o Evangelho da Vida, que está no centro da mensagem de Jesus Cristo!”, destacou.

Fórum Paz no Rio

O objetivo geral do Fórum Paz no Rio é ser um espaço de diálogo, com diversos representantes da sociedade, favorecendo o diálogo a fim de identificar os valores fundamentais, os desafios e as ações para colaborar na construção de uma cultura do encontro e da paz.

Devido à pandemia da covid-19, inicialmente esses espaços serão organizados a partir das plataformas digitais do Regional Leste 1 – CNBB.

Em 2021 estão previstos dois encontros do Fórum Paz no Rio. O primeiro no próximo dia 17 de agosto, às 19h30, abordará a temática dos Educadores. E em 20 de outubro, no mesmo horário, será a vez de ouvir os Juristas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo