Bispos

Em mensagem, Celam pede aos fiéis esperança e compromisso

Conselho Episcopal Latino-Americano convida o Povo de Deus a buscar novos caminhos e estratégias para promover a opção missionária

Da redação, com Celam

paz

/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) divulgou uma mensagem direcionada ao Povo de Deus. O texto, criado a partir do que foi vivido na 38ª Assembleia Geral, faz uma análise da realidade. Atualmente a sociedade enfrenta a pandemia da Covid-19 e um processo de renovação e reestruturação. Os bispos convidam o Povo de Deus a “procurar novos caminhos e estratégias para promover com maior audácia a opção missionária ”.

Esperança e compromisso

Os bispos sublinham que a mensagem deseja fomentar esperança e compromisso. Eles destacaram que apesar “ das angústias, tristezas e incertezas ” causadas pela pandemia, este tempo mostrou “ que somos um povo solidário, aberto às necessidades dos outros e sentir a dor de quem sofre”. Esta atitude também é presente nos membros da Igreja. “Uma comunidade de caridade e abertura à esperança que gera uma nova aurora ”.

Os prelados afirmam que fica claro que o processo de renovação e reestruturação visa fazer do Celam um grande Centro Pastoral Continental. O Conselho busca mais sintonia “com as situações presentes em nossa região sob a inspiração que o Evangelho nos oferece”.

Em uma nova realidade, o Celam “tem a obrigação de buscar novos caminhos e estratégias”. O objetivo é promover com maior audácia a opção missionária. O desejo é de uma pastoral que torna presente o Reino de Deus, como Igreja Sinodal cessante.

Andar junto

Todos são chamados a envolver-se “no ser e na obra da Igreja ”, na diversidade e na comunhão, a partir da “força da sinodalidade onde todos temos o direito de participar caminhando juntos”. 

A mensagem insiste em não permanecer nos desafios e em descobrir as “novas oportunidades e imensas possibilidades de testemunhar o amor de Deus”. Para isso, são necessários “novos caminhos de evangelização e de serviço, com o ardor de autênticos discípulos em caminhada missionária”, cientes de a presença de Jesus Ressuscitado, que ajuda a “um discernimento sobre as novas perspectivas e transformações da realidade para enfocar as respostas pastorais necessárias”.

O texto destaca a importância da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Ela é vista como um sinal de esperança. É um acontecimento em chave sinodal e participativo para procurar e traçar juntos novos caminhos para o anúncio do Evangelho com protagonismo e participação de todos. 

O apelo é para a caminhar em uma atitude sincera de comunhão, colegialidade, eclesialidade e sinodalidade. Para isso, os bispos pedem a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, a quem confiam “sonhos, trabalho e impulso missionário “.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo