Eleições e homenagem

Colômbia: bispos elegem nova presidência e recordam falecidos de Covid

Homenagem foi feita aos 148 consagrados – bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas – que morreram no país devido à pandemia

Da redação, com Vatican News

Foto: Mike Labrum via Unsplash

O arcebispo de Bogotá, Dom Luis José Rueda Aparicio, foi eleito presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) para o triênio 2021-2024. A eleição aconteceu em Bogotá na terça-feira, 6. Votação foi realizada durante Assembleia Plenária do episcopado colombiano.

Dom Rueda Aparicio sucede na presidência o arcebispo de Villavicencio, Dom Óscar Urbina Ortega. Os bispos colombianos também elegeram Dom Omar Alberto Sánchez Cubillos, arcebispo de Popayan, como vice-presidente. Dom Luis Manuel Ali Herrera, bispo auxiliar de Bogotá, foi eleito secretário geral.

Mensagem

Após a eleição, o presidente e o secretário geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Dom Miguel Cabrejos Vidarte OFM e Dom Jorge Edoardo Lozano, respectivamente, enviaram uma mensagem ao arcebispo de Bogotá.

Na mensagem, os prelados expressaram suas congratulações “pela nomeação e pela confiança que os bispos colombianos depositaram em sua pessoa”, confiantes em sua “significativa contribuição para a Igreja peregrina na Colômbia”.

Estendendo as felicitações aos outros eleitos, a presidência do CELAM assegura sua oração pelo cumprimento de tão importante responsabilidade.

Assembleia Plenária

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) realizou-se presencialmente de 5 a 7 de julho em Bogotá, seguindo as recomendações sanitárias em vigor.

Além da eleição dos presidentes das Comissões episcopais e dos responsáveis pelos departamentos administrativos e pastorais para o triênio 2021-2024, também estiveram na pauta dos trabalhos as linhas de ação para a trajetória da Igreja colombiana nos próximos três anos. O discernimento do caminho percorrido nos últimos anos e a partilha dos vários aspectos da realidade das regiões também foram discutidos.

Homenagem

Durante a Assembleia, os bispos colombianos prestaram homenagem a todas as pessoas consagradas – bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas – que morreram no país devido à pandemia de Covid-19. Uma seção do site da Conferência Episcopal apresenta seus rostos, as circunscrições ou Congregações a que pertencem, as datas de falecimento e a idade.

Ainda que, como especifica a CEC, “não tenhamos um número preciso dos membros da Igreja que morreram de Covid na Colômbia, o relatório até agora oferecido pelas circunscrições eclesiásticas e comunidades religiosas fala de 148 mortos”. São 4 bispos, 69 sacerdotes, 30 religiosos e 45 religiosas em todo o país.

Deste modo, “com a esperança cristã e a certeza da ressurreição, a Igreja quer recordar cada um deles recolhendo os seus nomes e reconhecendo a dedicação que tiveram pela Igreja e pela sociedade”.

*Com Agência Fides

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo