Refugiados

CMI e ONU pedem melhor coordenação para crise migratória

Representantes de Igrejas e agências humanitárias reiteraram a necessidade de adotar medidas em favor da integração dos refugiados e migrantes

Da Redação, com Rádio Vaticano

Os participantes da conferência sobre os refugiados, organizada recentemente em Genebra, na Suíça, pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e pelas Nações Unidas pediram uma melhor coordenação e maior colaboração para enfrentar a crise migratória na Europa.

O encontro focalizou a atenção sobre a resposta europeia para a emergência, mas com um olhar no contexto global dos 60 milhões de migrantes e refugiados no mundo.

Na declaração final, os participantes pedem um maior compromisso da comunidade internacional a fim de buscar soluções políticas aos conflitos, começando pela guerra na Síria, até as desigualdades e exclusão que estão na origem de uma crise migratória sem precedentes.

O texto sublinha a necessidade de implementar, reforçar e melhorar o sistema de acolhimento da União Europeia.

“É necessária uma coordenação para enfrentar as exigências dos migrantes, protegê-los da violência sexual e de gênero, fornecer instrução para crianças e adolescentes, assistência médica e alimento”.

A nota destaca ainda que o acesso a um igual procedimento de asilo não deve ser limitado pela nacionalidade, etnia, religião, condição de saúde dos requerentes ou por outros critérios que não sejam o da necessidade.”Além disso, é urgente colaborar para combater episódios e comportamentos xenófobos, racistas e islamofóbicos”.

Representantes de Igrejas e agências humanitárias reiteraram a necessidade de adotar medidas em favor da integração dos refugiados e migrantes. Eles esperam que os pedidos se traduzam em ações e que a voz dos refugiados e migrantes seja ouvida.

“Pedimos mecanismos concretos para a planificação estratégica e a implementação de um projeto a fim de estabelecer objetivos específicos e realizáveis”.

A este propósito, os participantes convidam as organizações humanitárias, incluindo as religiosas, para coordenar suas ações com os governos e agências internacionais a fim de reforçar o seu apoio aos migrantes. Para avaliar os progressos realizados foi decidido organizar encontros trimestrais com o objetivo de planificar mais ações na Europa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo