PAZ

Cessar-fogo na Ucrânia está sendo discutido, afirma Viktor Orban

De acordo com o premiê húngaro, planos para um cessar-fogo estão sendo discutidos e afirmou não se tratar de ‘um plano complicado e burocrático’

Da redação, com Reuters

Plano de cessar-fogo de Natal para a Ucrânia “está na mesa”, disse Orban / Foto: Reprodução Reuters

O primeiro-ministro húngaro Viktor Orban disse nesta quinta-feira, 19, que um plano de cessar-fogo de Natal para a Ucrânia está “na mesa”.

“Você pode aceitá-lo ou deixá-lo”, disse o premiê, explicando que o plano consiste em um cessar-fogo durante o Natal e em uma troca de “grande quantidade” de prisioneiros entre a Ucrânia e a Rússia.

“O plano está na mesa. Você pode pegar ou largar. É uma ideia muito simples. Não é um plano burocrático complicado. É um plano humano muito simples. Só não deixe milhares de jovens morrerem na época do Natal. Isso é tão simples. E troque uma grande quantidade de prisioneiros de guerra. Só deixe-os ir para casa com suas famílias no dia de Natal. Então não é mais do que vários dias de paz. Mesmo na Primeira Guerra Mundial, que foi o maior derramamento de sangue da nossa história, na época do Natal no primeiro ano, houve um cessar-fogo. Então não é um plano complicado politicamente motivado, não é um jogo. É uma proposta humana simples. Não se matem por alguns dias na noite de Natal”, disse Orban.

Encontro com o Papa

O Papa Francisco e o premiê húngaro já se encontraram diversas vezes. A última foi no início deste mês, oportunidade em que o Bispo de Roma o recebeu no Vaticano e discutiram o processo de paz na Ucrânia.

Em 2022, Francisco se encontrou com Orban e agradeceu ao premiê húngaro por acolher refugiados ucranianos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo