As Cáritas diocesanas ficarão responsáveis pela administração e direcionamento do valor ao mais necessitados
Da redação, com Agência Ecclesia
A Cáritas Portuguesa anunciou nesta segunda-feira, 16, que disponibilizará 150 mil euros para ajuda de emergência às populações atingidas pelos incêndios deste domingo, 15. Até o momento, foram contabilizadas 31 mortes e o número de feridos chega a 50. Os danos materiais ainda não foram calculados.
“Desejamos, profundamente, que cesse este tão grande flagelo nacional que já deixou um terrível rasto de morte e destruição com gravíssimas repercussões no imediato e para as gerações futuras” afirmou o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.
Segundo comunicado emitido pela Cáritas, o valor doado ficará à disposição das Cáritas diocesanas para o atendimento das necessidades mais urgentes de pessoas e famílias afetadas pelos incêndios. O presidente da Cáritas de Portugal aproveitou a oportunidade para também manifestar solidariedade às vítimas, aos bombeiros e a todos que auxiliam e socorrem a população ferida.
Fonseca defendeu a busca de caminhos mais seguros para a prevenção dos incêndios e manifestou a disponibilidade da Cáritas em integrar e implementar estratégias nacionais de precaução.
O Governo declarou situação de “calamidade pública” em todos os distritos a norte do Rio Tejo, em Lisboa, para ajudar no combate às chamas.
Leia também
.: Incêndios em Portugal: Igreja pede mudança de mentalidade