Ajuda humanitária

"SOS México” ajudará as cidades atingidas pelos terremotos de setembro

Campanha SOS México, lançada pela CNBB e Caritas Brasileira, visa enviar auxílio para a população e reconstrução de cidades mexicanas

Julia Beck
Da redação

Campanha tem duração prevista de cinco meses, e apoiará ações já realizadas no México pela Igreja / Foto: Material de divulgação Cáritas

A Igreja no Brasil se mobiliza para ajudar as vítimas dos terremotos que atingiram 15 cidades no México em setembro passado. O auxílio está sendo arrecadado com a campanha “SOS México”, lançada nesta segunda-feira, 2, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira. A iniciativa tem previsão de duração de cinco meses.

Com milhares de pessoas em estado de vulnerabilidade — mais de 300 mortos, 500 feridos e 200 desaparecidos — a Conferência Episcopal do México e a Cáritas Mexicana enviaram um apelo mundial para a organização de uma rede solidária, conforme relata o assessor nacional da Cáritas Brasileira para a área de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências, Marcelo Lemos. 

Leia também
.: Papa envia ajuda ao México em virtude do terremoto que atingiu o país

As Cáritas — que já haviam enviado voluntários para auxiliarem nas primeiras emergências no México – se uniram, segundo Lemos, para procurar soluções que possam suprir as demandas de médio prazo. “Uma convocação mundial ocorreu para que as Cáritas desenvolvessem estratégias e ações para a mobilização de recursos em apoio às múltiplas iniciativas já realizadas pela Igreja”, comentou o assessor.

Cenário de destruição em cidade mexicana após terremoto em setembro / Foto: Caritas México

Segundo Marcelo Lemos, a CNBB e a Cáritas Brasileira convocaram, então, uma assembleia nacional para decidir e planejar ações de ajuda às emergências do México. “Ficou acertado que as arrecadações dos primeiros 30 dias de campanha serão enviados para colaborarem na compra de medicamentos, alimentos e materiais de higiene pessoal. Depois, os valores arrecadados serão usados para as reconstruções das casas, capacitação do trabalho e reorganização das famílias mexicanas” pontuou Lemos.

Psicólogos, orientadores, engenheiros, voluntários e diretores espirituais também foram enviados ao México, segundo o assessor da Cáritas, para ajudar no fortalecimento psicológico e espiritual dos mexicanos, além de contribuir para ações de reerguimento estrutural do país. De acordo com Lemos, “a intenção é cuidar daquelas famílias que continuam lutando pela sobrevivência, e também daquelas que passam por processo de luto”.

“Como um organismo da Igreja no mundo, a Cáritas é a expressão concreta do amor de forma universal. (…) Cuida das comunidades em momentos de dificuldade, mas também as acompanha para que levem uma vida digna, tenham seus direitos respeitados e vivam, na terra, o comecinho do céu. (…) Acreditamos na Cáritas e na sua resposta ao evangelho de Jesus”, comentou Lemes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo