13 de outubro

Cáritas Brasileira participa de Dia para Redução do Risco de Desastres

Data internacional aderida pela Cáritas Brasileira tem como tema “Cuidar da Casa Comum Reduz o Risco de Desastres”

Da redação, com Caritas Brasileira

A Cáritas Brasileira participa nesta sexta-feira, 13, do Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres, com o tema “Cuidar da Casa Comum Reduz o Risco de Desastres”. A Cáritas incentiva toda sua rede e organizações parceiras a celebrarem e aumentarem a consciência sobre a importância da redução do risco de desastres.

Cartaz distribuído pela Cáritas Brasileira traz imagens que retratam realidades de desastres /Foto: Material de divulgação Cáritas

O dia ganhou cada vez mais importância no decorrer dos anos, e se tornou um evento central de sensibilização a nível mundial, de acordo com o assessor Nacional da Cáritas Brasileira para Área de Convivência com os Biomas, João Paulo Couto. Celebrada de diversas maneiras, a data tem o objetivo de encorajar os esforços destinados a fortalecer a resiliência das coletividades e das nações frente às catástrofes.

É uma oportunidade para a promoção de uma cultura global de redução de desastres, incluindo a adoção de práticas de prevenção, mitigação e preparação para os riscos de desastres. Normalmente, esse dia era celebrado na segunda quarta-feira de outubro, no entanto, desde 2009, a Assembleia Geral da ONU decidiu estabelecer o dia 13 de outubro de cada ano como a data oficial para essa celebração.

No Brasil, a Cáritas este ano distribuiu um cartaz chamando atenção para esta realidade muito presente em todas as regiões do país, seja por fenômenos climáticos — como as chuvas —, ou pelas intervenções humanas — como nos casos de desastres como aconteceu em Mariana (MG), em novembro de 2015, com o rompimento da Barragem de Fundão

Leia também
.: Especialistas discutem estratégias para diminuir risco de desastres naturais
.: Contribuição da Santa Sé para reduzir os riscos de desastres
.: Brasileiros estão entre os 10 mais afetados por desastres naturais
.: Especialistas debatem impactos dos piores desastres ambientais no país

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo