O Papa Bento XVI participou hoje, 24, da cerimônia de exéquias do Cardeal Urbano Navarrete, falecido nesta segunda-feira. A celebração foi presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, na Basílica São Pedro, no Vaticano.
Ao final da cerimônia, o Santo Padre dirigiu sua palavra aos presentes e presidiu o rito da última encomendação.
Bento XVI definiu o cardeal Navarrete como “mestre de justiça”, para quem “o estudo escrupuloso e o ensino apaixonado do Direito Canônico representaram um elemento central da sua vida”.
“Educar especialmente as novas gerações para a verdadeira justiça – a justiça de Cristo, do Evangelho: eis o ministério que o cardeal Navarrete desempenhou ao longo de toda a vida”, destacou o Papa. “A tal se dedicou generosamente, prodigalizando-se com humilde disponibilidade, nas diversas situações onde a obediência e a providência de Deus o colocaram”, complementou.
O Papa recordou que o cardeal Navarrete costumava destacar três princípios fundamentais que o guiavam no estudo: "muito amor ao passado, à tradição – porque quem no campo científico, e particularmente eclesiástico, não ama o passado, é como um filho sem pais; [em segundo lugar] a sensibilidade para com os problemas, as exigências, os desafios do presente onde Deus nos colocou; e finalmente, a capacidade de encarar o futuro e de nos abrirmos a ele sem receio, mas sim com a esperança que vem da fé. Uma visão profundamente cristã que orientou o seu empenho por Deus, pela Igreja, pelo homem – no seu ensino e nas suas obras”.
“O Cardeal Urbano Navarrete, filho espiritual de Santo Inácio de Loyola, é um dos discípulos fiéis que o Pai deu a Cristo, ‘para que estejam com Ele’", enfatizou Bento XVI, "ele esteve com Jesus no decurso da sua longa existência, conheceu o Seu nome. Amou-O vivendo em íntima união com Ele, especialmente nas prolongadas paradas de oração, onde recebia da nascente da salvação a força para ser fiel à vontade de Deus, em todas as circunstâncias, mesmo as mais adversas”.
Receba mensagens do Papa no seu celular – sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com