Conferência Episcopal

Cardeal exorta bispos dos EUA a trabalhar por sociedade mais justa

O Secretário de Estado do Vaticano esteve com bispos na cidade de Baltimore por ocasião do centenário da conferência episcopal estadunidense

Da redação, com Rádio Vaticano

O Cardeal Parolin está em viagem pelos Estados Unidos / Foto: Rádio Vaticano

O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, está em viagem pelos Estados Unidos por ocasião do centésimo aniversário da conferência episcopal estadunidense. Parolin estará com os bispos norte-americanos até esta quarta-feira, 15.

Durante a abertura da assembleia plenária neste domingo, 12, Parolin pediu que os bispos norte-americanos lutem por uma sociedade mais justa e inclusiva. “Dissipar as sombras de polarização, divisão e ruptura social pela pura luz do evangelho”, disse o cardeal.

O plenário deste ano marca o centenário da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos que foi fundada em 1917 como o Conselho Nacional da Guerra Católica. A conferência, segundo Parolin, “teve sua origem numa resposta cheia e sábia do Espírito ao sofrimento humano e ao deslocamento da Primeira Guerra Mundial”.

Leia mais
.: Bispos dos EUA criticam ordem que proíbe entrada de refugiados no país

O Secretário de Estado pediu que os bispos norte-americanos sejam fonte de sabedoria e força e elogiou as instituições de caridade do país. Além disso, Parolin esteve em diversas reuniões a fim de avaliar e prover melhorias no ministério hispânico dos Estados Unidos.

“No século anterior à fundação da sua conferência, o desafio que a Igreja enfrentava no país era promover a comunhão em uma Igreja imigrante para integrar a diversidade de povos, línguas e culturas em uma fé e inculcar um senso de cidadania responsável e preocupação com o bem comum”, afirmou o cardeal.

Nascituros

Parolin elogiou os bispos norte-americanos que defendem o direito à vida e os nascituros, bem como aqueles que lutam pelo acesso aos cuidados de saúde e de importantes discussões sociais e debates políticos, principalmente questões que envolvem “a defesa de valores morais e os direitos dos pobres, dos idosos, dos vulneráveis e dos que não têm voz”, acrescentou.

O cardeal concluiu seu discurso mencionando a importância do cuidado pastoral e dando graças pelo dom da sabedoria do Espírito mostrado na conferência dos bispos e rezou para que “façam com que a lâmpada da fé seja viva”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo